terça-feira, julho 07, 2015

Corrida do CT Gantuá com muitas histórias para contar e aprendizados. Evento maravilhoso!!!!

Após participar do Fun tour Sports  em Mucugê a convite da Gantuá, para reconhecimento do percurso da Corrida do CT, foi impossível controlar a vontade de correr neste evento. Empolguei-me bastante e até convenci meu professor a modificar a planilha que visava Rio de Janeiro. Passando a visar então esta corrida. Na verdade foi um investimento a mais. Que valeu bastante a pena mesmo correndo um pouco mais.... fato que mais a frente relatarei. Super recomendo este evento para quem gosta de corrida de trilha. 
O visual é lindo, além da organização ser acessível e muito responsável com os atletas. Participantes do evento preparadíssimos. Tão bem preparados, a ponto da última equipe de aventura chegar às 5h da manhã do outro dia, inteiros e bem. Sem machucados maiores que torções de pé e dores no corpo.

Foi minha primeira corrida de trilha neste nível de dificuldade. E quantas dificuldades encontramos!!!Nada demais que não fosse adaptável. Uns 21km, que segundo meu professor valem por 30km. Primeira corrida traill  que participei  e que  já deixou  histórias de superação para contar. Retorno simplesmente extasiada com o feito e parceria.

Excelente "experiência e aprendizado". Muita coisa me faz repensar após esta prova.  

O evento foi muito bonito. E já que cheguei na quinta-feira, dias antes do evento, ainda pude aproveitar bastante Mucugê. Na quinta, assim que chegamos subimos o cruzeirão, naquele pique. Afim de ainda pegar o por do sol. Subida punk para o tempo que tínhamos. Mas que valeu muito a pena. Que visual. A descida foi na escuridão mesmo. Muito bem guiados.

Na sexta a ideia era descer de rapel. Mas acabei indo fazer um trekking até a Cachoeira do Funil. 10km de trilha em plena véspera de prova. Trekking que me fez perceber que de fato meu corpo tem reagido bem aos treinos. Assim como o por do sol, valeu  a pena esta boa caminhada para contemplar toda aquela belezura.

Durante as noites, aproveitamos bastante para conhecer ainda mais a gastronomia de Mucugê. Comemos a pizza da Garagem - simplesmente maravilhosa. Aproveitamos o Point do Macarrão. O Bicafé, o café.com. Restaurante sabor e arte (bom demais), assim como sabor da Picanha e a padaria. Muito bom!!!

Ah desta vez fiquei hospedada na Pousada Oliveira. Um pousada um pouco mais simples que a Mucugê. Mas super aconchegante e com ótimos preços. Recomendo para quem deseja custo/benefício. 

--------------------

Sobre a Corrida do CT Gantuá...

(Conforme for saindo as fotos completo a postagem)


Fiz dupla com Bira Paim. Ambos fizemos reconhecimento da trilha anteriormente. Largamos com a meta de aquecer primeiro e logo em seguida puxar ritmo para não sermos cortados da corrida. Esta era uma prova que teria corte em dois pontos. No portão dos 5km, onde somente 60% dos atletas passariam e nos 11km em que 20% seguiriam. Ou seja 16 duplas do total. 

Queríamos passar bem no corte dos 11km. Por isso esticaríamos até este ponto e de lá decidiríamos como seguir sem tanta pretensão. A surpresa foi maior por passarmos pelos 11km, sendo os primeiros em dupla mista. Pelo visto tínhamos  passado da outra dupla mista no 4km e neste eramos ainda a 4 dupla geral. 
Ficamos tão felizes que até comemoramos nossa passagem. Não festejamos antes de terminar, já que a meta não era pódio. Era uma comemoração por conseguir passar do portão e poder concluir os 21km. Fora que não há corrida em que eu não passe sem estar feliz!! Queríamos muito fazer o Mega Power e tanto eu quanto Bira temíamos ser limados dos 21k. Acreditávamos que seria bem difícil e que haviam pessoas mais bem preparadas que a gente. Por isso demos muito gás no início da corrida.  

Entretanto, passados para o circuito Mega Power acabamos nos perdendo pela trilha, por não enxergarmos  a seta branca que sinalizava para onde ir. Nós dois "ficamos cegos" e não enxergamos a sinalização. Os experientes em trilha dizem ser normal dispersar. Eu estava bem focada, embora viesse atrás do meu parceiro. Fiquei muito inconformada no dia. Já que a seta era enorme e branca. Mas assim como nossa dupla "Star Wars", outras também se perderam durante a corrida e só depois ficamos sabendo. Mesmo aqueles que fizeram reconhecimento. 

Levamos algum tempo até achar o caminho de volta. Começamos a subir para retornar ao ponto inicial. E olha que foi chão!!! Não visualizar esta seta nos custou 2.77km de distância a mais.

Fizemos uma bela parceria e corrida. Um incentivava o outro quando percebia que estava desmotivando. Mesmo perdidos no baile, ou melhor na mata não desistimos e encontramos força para superar a quilometragem perdida. Na hora é claro que entristece sabendo que liderávamos. Era uma frustração não por busca de pódio. Nada disso. Mas muito mais por sabermos que tínhamos passado bem para o Mega Power e depois ter perdido a estrategia. Temos certeza que fizemos uma boa prova. Desde a largada, seguimos todo o regulamento como mandava o figurino.  Este eu fiz questão de ler todinho por nunca ter participado de uma prova de trilha pesada como esta. Relendo-o vejo que os participantes são reflexo deste. Todos de fato muito bem preparados. Os tais "brutos". Excelentes atletas e preparadíssimos para o que der e vier. De admirar todos os  atletas que cruzaram aquele pórtico. 

Eu e Bira corremos por quase toda a prova e ao invés de cruzarmos com 21km, fechamos a prova com  23.77km rodados. Sendo das 5 duplas mistas a 3 dupla a cruzar com 3h02. Mesmo com o atraso ainda subimos no pódio. 

As impressões que ficam deste evento é que não se pode subestimar qualquer sinalização. Além disso jamais dispersar com a paisagem. Tem de se manter muito atento a tudo que passa. A todas as fitas vermelhas, bem como as setas, já que só tem staffs nos pontos de hidratação e corte. Além disso deve se estar bem preparado para pouca hidratação já que não podemos receber nada de fora. São somente 3 postos. E jamais jogar lixo na trilha. "Pegou uma garrafa de água, só é permitido jogá-la no próximo posto". 

Ao me lançar este desafio o intuito era conseguir fechar o circuito Mega Power. Faltando pouco tempo para a meia do Rio de Janeiro inventei esta maluquice e não podia ter sido mais arteira do que fui. Graças a Deus consegui participar sem cair, nem me machucar ou lesionar. Não fui com pretensão de pódios, mas em conseguir fechar os 21km. 
Sendo assim saio muito feliz do evento. Com a certeza de que estou em boas mãos quanto ao treinamento. Até mesmo o psicológico contou nesta corrida. No momento em que nos perdemos me frustrei um pouco. Não vou ser hipócrita em dizer que não. Claro que qualquer um se frustraria. Mas após este pude refletir bastante e levar como mais um aprendizado. Assumir os erros que cometi, recuar e principalmente me desculpar com quem deveria. Ás vezes a adrenalina nos "faz ir longe" e é preciso rever os conceitos para não perdermos nossos princípios e caráter. Ser mais humilde. 

Gostei muito do evento e só tenho a agradecer aos  amigos que aceitaram ir comigo e que por sinal se superaram subindo  no 2 lugar do pódio. Fico imensamente feliz por Henrique e Terezinha, dupla que eu mesma montei. São duas pessoas queridas  e eu tinha muito receio deles não gostarem do evento. Mas ao contrário adoraram. Adorei a companhia de todos que compartilharam esta corrida comigo e aos que ficaram na mesma pousada. Aprendi muito com todos vocês. Aproveito para parabenizar a Thays e Gringol dupla TPM que fizeram uma linda parceria e subiram em primeiro lugar, ainda em nossa categoria. E a todos os atletas que participaram da Corrida do CT Gantua. Minha admiração é para todos na mesma intensidade e independente de tempos. Tanto os que chegaram cedo, quanto para os que chegaram na madrugada e às 5h do outro dia. Todos são verdadeiros guerreiros. E estavam muito bem preparados e resistentes. É de impressionar a força que tiveram até o final da prova.

Adorei o evento como um todo.Uma experiência e tanto que vai ficar guardada na memória. Agradeço ao meu professor Renato Maia por ter modificado minha planilha para este evento em si.

E ainda a Diana e Alan da Gantuá pela credibilidade em me convidar para o Fun Tour Sports; Se não fosse aquele evento eu jamais teria me animado a estar presente no evento. Vocês são muito competentes e tudo foi muito bonito e ocorreu bem. Adoramos a festa de encerramento. Aproveitamos cada minuto. Tudo lindo. A largada, a ideia da volta pela cidade, a festa...as medalhas e troféus criativos. Enfim estão de parabéns e desejo que esta corrida seja sempre um sucesso.  

Passado uma corrida cheia de aventuras é hora de voltar aos treinos e recarregar as baterias......

Boas corridas e treinos a todos!!!!

2 comentários:

Cassia Santana disse...

Parabéns atleta, tava louca para ir pra essa prova, afinal eu curto demais uma prova de aventura.
Fico feliz pelo seu pódio e resultado.
Bjs.

tutta disse...

Parabéns Dart pela excelente prova e pelo merecido pódio.
beijo e boas corridas.


tutta/Baleias-PR
www.correndocorridas.blogspot.com.br