quarta-feira, outubro 02, 2013

Manifesto Respeite o Ciclista em Salvador

Imagem de Bruno Rapozo


Ontem a noite estive presente em mais um "pedal da gente". Neste já havíamos combinado, no sábado com Amigos de Bike, que faríamos um pedal em protesto aos 4 atropelamentos ocorridos na semana passada após o Pedal Roda Presa. Em que Mandrake, Antonio, Ary e André ficaram machucados e o motorista fugiu sem prestar socorro.

Sendo assim tudo organizado. Alguns outros grupos também se movimentaram e juntos via redes sociais mobilizamos uma boa quantia de ciclistas.

Na noite de terça às 19:30 eu e Arqt já estávamos nos dirigindo, junto com Renato e Cohen  para o antigo Clube do Bahia afim de nos organizarmos com Amigos de Bike. Da nossa turma uma parte foi vestida de branco em simbologia a PAZ que queremos no trânsito. Dali sairíamos junto com o grupo e nos encontraríamos com diversos outros da cidade.

Para a sociedade que vê de fora, pode até achar que este manifesto é falta do que fazer. 

Mas não se enganem, não trata-se disso e muito mais é uma causa de todos. Trata-se de uma chamada, de uma denúncia pública para o que esta ocorrendo em nossa cidade e em outras pelo Brasil. 


Nosso "barulho", nosso "apitaço" é por que desejamos uma cidade melhor. 

Queremos educação, punição e humanização no trânsito. Menos mortes e brigas por mobilidade urbana. Menos poluição (pense nisso!)

Queremos que nós ciclistas sejamos respeitados. Que possamos circular pela cidade  sem receios de voltar para casa sem um braço.... 

Sabendo que nosso 1,5m de distância será respeitado. E não que continuaremos a ser imprensados por ônibus, carros pequenos e caminhões. Lembre-se sempre em cima de uma bike vai uma vida meu querido!!

Queremos para nós e para todos!! Estamos  defendendo aquele pobre que necessita da bike para ir ao trabalho, ou até mesmo de amigos que tendo condições  e consciência optam por um transporte que agrida menos o ambiente. A opção pela bike pode ser um tanto difícil, mas tenha certeza que sendo ela feita você ganhará e todos nós ganharemos uma cidade melhor.

O momento mais bonito do manifesto foi quando, no Stiep, o chão foi pichado com o nome dos 4 ciclistas que foram atropelados, bem como desenhadas bicicletas. 

Claro que preferíamos não estar prestando esta homenagem. Não por esta causa. 

Mas foi lindo ficarmos emparedados grupos de ciclistas diversos da cidade (Mural de Aventura, Giro, Amigos de Bike dentre outros) de um lado e do outro. O Stiep tomado por em torno de uns 500 ciclistas. Que após a homenagem saíram pela cidade em passeio e manifestação. O Mural de Aventuras fez panfletagens em diversos locais. Saímos do Stiep, passamos em frente ao Shopping Salvador, via principal retornando para o Iguatemi onde subimos o viaduto que fica em frente a Universal....seguimos Lucaia, pegamos Rio Vermelho, Barra e em seguida retornamos Pituba.

Através deste manifesto dá para se ter uma noçao de que juntos somos muito mais fortes e que precisamos ainda mais nos unir para que tenhamos o trânsito que desejamos.


2 comentários:

Bons Km disse...

Parabéns Pela Iniciativa
que galera mais linda
espero que o barulho tenha feito a função de informar e tornar a vida do ciclista mais segura.
Bons treinos
Ju

Daniel Gonçalves disse...

Oi Dart, tudo bem?

Acompanho o seu blog praticamente desde quando você começou a escrever, gosto de seus relatos e também a sigo, de forma que fico sabendo das suas últimas novidades. Sobre o seu presente texto, aqui em São Paulo foram criadas muitas ciclovias e ciclofaixas, mostrando a importância do ciclista na cidade.

O meu blog sofreu algumas alterações, inclusive no nome, após 100 postagens, o "Fanáticos por Maratonas" dá lugar ao "Correndo Assim Mesmo!", que nasce para ser mais "amplo" e com a melhor definição do que superamos no dia-a-dia e que apesar de tudo sempre estamos..."correndo assim mesmo"...

Um abraço,

Daniel Gonçalves
www.correndoassimmesmo.blogspot.com.br