domingo, setembro 22, 2013

Vá de boa, Vá de bike!!! Dia Mundial sem carro!! Inauguração das bikes Itaú em Salvador

Praia de Buraquinho

Meu fim de semana foi regado por muito passeio de bike. Exatamente para compensar os dias em que estava em falta com meus amigos de bike e só correndo.

Já no sábado, peguei rumo ao Pedal Roda Presa. Diferente dos dias normais. Desta vez saímos da Pituba em direção a Praia de Buraquinho.... foi um sábado de sol forte e dia lindo. Totalizamos até o retorno 53,37km.  Muito bacana mesmo. O dia contribuiu bastante!!


Já no domingo a programação era participar do Passeio Ciclístico da Primavera. Não sei qual foi de fato o intuito deste Passeio, mas após algumas andanças no pedal, me desculpem pensar assim, mas me pareceu que ter sido feito como forma de despistar a turma da inauguração das bikes no Campo Grande;
Já que enquanto acontecia o Passeio, o Prefeito Netinho fazia a inauguração lá em cima. Mas críticas a parte, isso não foi não vem ao caso. Já que foi um evento que também favoreceu a integração de ciclistas. E por outro lado também seria impossível  atender a todos naquela tenda pequenininha do Campo Grande.

A manhã em Salvador foi praticamente toda chuvosa. Saímos - eu Jaime, Mira e seu esposo a caminho do Dique do Tororó para o Passeio Ciclístico ainda sob uma leve estiada,

 

A largada do Passeio estava marcada para às 8h, mas largou com um pouco de atrasado, e seguiu de forma bem lenta. Muito lentinho, começamos a perceber que alguns ciclistas haviam saído do pedal. E nesta  eu Emer e João também decidimos (já ali na Centenário) retornar pegar o Canela e subir o viaduto a caminho do Campo Grande para assistir a inauguração da primeira ciclofaixa de Salvador e do Projeto Bike Salvador do Itaú. 

Prefeito Netinho

Ideia sabida a nossa. Chegamos momentos antes que o prefeito Netinho chegou. Ainda debaixo de muita chuva, recebemos a presença do mesmo, que estivera ali para honrar a inauguração das bikes. 

Acompanhado da vice prefeita, ambos pegaram duas bikes, bem como seus companheiros de partido e seguiram pedalando conosco pela ciclofaixa. Nenhuma campanha eleitoral aqui da minha parte!!! Afinal estava como uma mera ciclista. 

A vice quase desistiu no meio do caminho, com aquela chuva.... eu do lado dela, disse: que é isso?? Vamos.


Para o primeiro dia e embora com chuva, a ciclofaixa estava bastante congestionada. Haviam muitos funcionários da Transalvador  sinalizando o projeto e no meio de toda ciclofaixa. 

A mesma só irá funcionar aos domingos, até por que durante a semana é quase impossível, ali na Av. Sete. Como iniciativa já é um grande passo, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. Principalmente em questão de educação no trânsito. Precisamos educar, ensinar como se trafega na ciclofaixa, que existe mão dupla. Que na ida vamos pela direita, no retorno pela esquerda. Bem como tratar sobre a importância do uso de capacete e equipamentos de segurança, que por sinal o prefeito Netinho não usava (mas disse que iria providenciar o dele, rsss!).

Logo no retorno ouvi de uma senhora desaforadinha que o capacete não protegia nada. Imagine?? Eu ia passando na boa pelo semáforo e ela pedestre desaforada diz isso. Diz por que nunca viu um amigo se acidentar e apesar de levar pontos na sobrancelha, ter sido protegido pelo capacete. O tombo teria sido ainda pior, caso não. Diz isso quem acha que bike é para desfilar. Bike é um transporte como outro qualquer, e precisa ser levado a sério. Assim como em carros usamos cinto, façamos isso com a bike, utilizemos nossos equipamentos de segurança. Que sejam mínimos e os básicos mas que sejam utilizados.

Embora debaixo de muita chuva, penso que aproveitei muito o dia de hoje - DIA MUNDIAL SEM CARRO!! E que vejo a nossa querida Salvador dá um passo largo. Espero que  a população saiba cuidar bem deste Projeto. Que conservem as bikes!!!

#Vádeboa #vádebike #BikeSalvador

Um comentário:

Bons Km disse...

A iniciativa da ciclo faixa é ótima, na verdade muito me admirou o fato de não existirem a mais tempo, os equipamentos de segurança são fundamentais, quem não admite isso nunca andou de bike, e sabe que eu não sei pedalar, quem sabe um dia eu aprenda, rsss.
Belo final de semana tivesse.
Beijos
Boa semana
Ju