domingo, junho 16, 2013

Circuito Caixa 2013 / Etapa Salvador - com direito a pódio!!!!


Permitam-me começar esta postagem com a imagem  abaixo do fotografo Edson Magoolin, tirada na corrida de hoje pela manhã. 

imagem por Magoolin

A legenda utilizada pelo mesmo nesta foto dizia assim: "o pessoal ainda tenta me convencer que atletas batem bem do juízo. Olha só a figura que encontrei hoje mais cedo na prova da Caixa". 

É meus caros eu sei que eles até tentam nos compreender, mas nem sempre conseguem. Não digo com relação ao fotografo em si, mas aos nossos familiares, amigos e professores que não correm. É difícil compreender uma pessoa que acorda às 5:30 da manhã, assiste a uma torrencial, um dilúvio caindo sob Salvador e ainda assim segue para seu banho gelado para seguir para uma corridinha debaixo d'água. Acreditem se quiser, o banho aqui tem sido gelado!! rssss!!.... e acreditem faz bem! É duro, mas ajuda a acordar.

Sem saber se de fato os corredores iriam comparecer a corrida, me arrisco em ainda fazer aquela chamada pelo facebook: "Quem vai para o circuito Caixa, com este dilúvio? A vontade que dá é voltar para cama. Alguém vai?" 

Engana-se quem imaginou que ninguém responderia aquela hora da manhã. Os outros tantos "loucos" já estavam acordados e prontos, só tentando ver se a chuva amenizava. Ah!!! pera lá, se é assim, então também vou... não serei a única a ser taxada de maluca...rsss!! E se é assim tô dentro.

Por sorte, minha mãe não retrucou, apenas pediu que fechasse a cortina do seu quarto, que dormiria mais...!! aproveitei e escapuli antes que ela mudasse de ideia - caso colocasse a cabeça na janela e visse o torrencial.

Novamente sustento a tese: Só mesmo sendo corredora para compreender, em pleno dilúvio levantarmos para fazer uma corridinha!!! realmente só tem doido. Pensa assim quem não corre.... que fique claro, a gente AMA corrida!!!... 

Gatinho o dia não estava, mas quem é que desiste por conta disso?

Imagem por Renato Maia

Minha sorte foi Chris e Sergio, da Família Botelho, terem vindo me buscar, caso não, só correndo mesmo para chegar lá - já que ônibus não passava neste espaço. Ultrapassado o primeiro obstáculo do dia, agora era esperar que a chuva cessasse. 

Acredito que a própria organização esperava que isto ocorresse, mas não foi o que sucedeu-se. Por conta disso houve um atraso na largada.

Ficamos debaixo de chuva, esperando, até que as 7:50 - após 35 minutos de atraso largássemos  Sem aquecimento e até mesmo com um certo "frio" por conta da roupa toda molhada, comecei bem leve a corrida. Como diria Lucas, a brasília ainda não havia aquecido. 

Sou mesmo assim, começo a corrida feito uma brasília ou um fusca velho, só esquento a canela após um  certo tempo. Mas não sou do tipo que fica aquecendo antes e nem faço alongamento pré corrida. Meus alongamentos são com corpo frio e não pré corrida. Para falar a verdade, "verdadeira" costumo alongar no banho. Acreditem se quiser. É um momento que eu sei que nunca vou esquecer. Mas requer cuidado para não cair no banheiro. rs!

Mas voltando  para a corrida de hoje. Como já citado acima, comecei de forma leve e aos poucos fui aumentando o ritmo. O gosto de se correr provas longas é este, você poder ir driblando e equilibrando o corpo ao longo da prova.



Acredito que cruzei os 5km com quase 29 minutos, mas a partir deste comecei a descer um pouco mais. A prova foi quase que toda numa leve subida, constante. Para mim a parte mais difícil  foi o retorno, apesar de já ser quase que uma descida. Difícil por que começou a chover muito forte e como uso lente de contato o vento tende a deslocar a mesma por onde bate o vento. Sem viseira não tinha como conter este, e eu mal enxergava. Chuva forte, vento contra e a visão embaçadíssima.

Bem, mas a minha animação - independente de tudo, é sempre a mesma. E quem me conhece sabe que adoro correr na chuva. Além disso depois de no meio de uma corrida ser surpreendida por um corredor que passa e diz "Dart eu acompanho seu blog, ele é muito bom, parabéns" não há coisa melhor!! Como disse há vários posts atrás. Nunca corri para escrever, mas escrevo por prazer minhas experiências em corridas. E só em ser surpreendida com uma abordagem destas anima muito continuar escrevendo o mesmo. 
É quando a gente de fato percebe que tem alguém desconhecido ali lendo e que vale a pena continuar mantendo. Fora que esta mesma pessoa que disse que meu blog é bacana, me deu ainda mais incentivo nesta corrida, mesmo que não tenha percebido. Não cheguei a encontrar a pessoa no final, mas desde já não podia deixar de expressar meu carinho por aqui. Obrigada querido!!

Passado este momento lindo, muita chuva, muito vento, eis que a prova é fechada com o percurso de 10.28km. E quando avisto o garmin, percebo que baixei o pace dos últimos meses. Pois é... para pace de 5'48''.  Não que já não tivesse feito melhor. Conclui segundo a organizadora com 59'31'' ou seja percebam que diferente da corrida da semana retrasada arbitrada sem chip, desta vez bateu direitinho. Aliás ainda sai no lucro de 1 seg.


Muito bom!!! Corrida organizadíssima e gostosa. Além da corridinha debaixo de chuva, que eu adoro subi no pódio da minha faixa etária. Pois é... será que valeu a pena sair debaixo de chuva para correr??



Claro que valeu, não só pela corrida, pelo pódio, pela organizadora. Mas também por rever e conhecer novos amigos corredores - desta vez Ivan já conhecido virtualmente e Mariana sua namorada, além do Rogério.





Muito bom!!! 

mais um domingo de corrida e maravilhoso. Não tem coisa melhor que correr. Opssss...namorar também é bom demais!!! Mas a semana já vai começando e bora estudar!!!!???....semaninha dura!! risos!!... e a Copa vai se aproximando, manifestações. Não deixe de vestir branco nesta segunda-feira.


Boa semana  a todos!!!! Bons treinos, bom trabalho e bons estudos!!...


4 comentários:

Luciana disse...

Eu fiquei pensando, adoro água e adoro correr, como juntar as duas coisas? Correndo na chuva! Kkkkkk! Foi massa!

Runner Hostil disse...

Rapaz; não pensei que curtiria tanto correr nessa chuva. Só brochei com os alagamentos, mas mesmo assim, deu para fazer a prova da vida.
Bom te conhecer. Esperemos a próxima para tirarmos fotos juntos.

Luiz Souza disse...

Legal Dart.
É uito legal mesmo ouvir alguém falando: "Eu leio o seu blog" muito gratificante mesmo.
E parabéns pelo pódio.

Helena Clebsch Vidal disse...

Dart, adorei o seu relato (como sempre). Rico em emoção e alegria de viver. A parte da Brasília esquentando é ótima. Parabéns por ter saído de casa, com frio, na chuva e ter encarado os 10k. E ficou linda no pódio. =)
super beijo
Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com
@Correndodebem