sábado, maio 25, 2013

Running Daventura: eu em um dos 21km mais perfeitos que já corri!!! Huuuuu!!!!!!!!!!...

Equipe BALEIAS

Jurava que  não pretendia começar esta postagem dizendo que corrida PERFEITA, mas não tem como. É perfeita mesmo!!!

Simplesmente cada vez mais estou em busca de corridas que consequentemente me tragam desafios. E esta além de ser linda tinha um desafio a mais... que me exigiria mais, principalmente com as aulas recomeçando duas semanas antes. 

Já corri a Running Daventura, em anos anteriores, nos percursos de 8k e 14k ou seja de desafio só me restava correr os 21k ou 5k. Nos 5k teria que voar e tentar ser uma das primeiras, já nos 21k seria de pura resistência. Como muitos sabem eu sou mais de resistência e prefiro passar horas correndo, a ter de sair em um só suspiro e voltar com o coração na mão. Era assim quando comecei a correr, hoje se tiver de escolher prefiro passar umas 3horas correndo, fora que em um evento destes como diria o próprio Ênio que veio participar "não vale a pena sair de São Paulo para correr menos que 21k". O mesmo pensei comigo, sair de Salvador para correr mesmo. Definitivamente não. E foi o que fiz, me joguei de cara nos 21km.

Sou muito determinada quando decido fazer algo e quando decidi fazer estes 21k de tanto falarem que era "pancadão", minha meta era só concluir. Já que daqui há 40 dias vou correr outra meia. De fato minha meta era concluir e a única pretensão era fazer em no máximo 2h30. Bem, meta decidida é meta concluída.

Para os que ainda não conhecem a Running Daventura  é uma corrida de natureza (trail running), que como alude o próprio nome, acontece em terrenos naturais e não pavimentados, como estradas de terra, trilhas, praias e areais.  Ela tem largada ao lado do Castelo Garcia D’Ávila na Praia do Forte - à aproximadamente 90km de Salvador. Acho melhor vocês conhecerem o percurso da prova através do vídeo, é mais emocionante!!!...



A altimetria da prova é bem legal para quem gosta de desafios e hoje com certeza além do nível de dificuldade que já existe na prova. Ela estava ainda pior...rss!! Devido as árvores e galhos que caíram com as chuvas. A organização já havia sinalizado para este detalhe.

Saímos de Salvador hoje mesmo, em direção a Praia do Forte. Este ano mais uma vez fomos com os amigos Edson e Nely  da loja Zogby

Para este evento eu havia convidado muitos amigos e para minha alegria alguns BALEIAS - Aparecida (de Aracaju) e Ênio (de São Paulo) deram o ar da graça. Cida ainda trouxe mais quatro amigos de Aracaju. Todos ficaram muito satisfeitos com o evento.


Ênio (SP), meu amor, eu, Cida, Andre e Meire (Aracaju)

A largada este ano, embora mais tarde - às 9h, não teve atrasos. De fato largamos as 9h. Achei tarde, mas por incrível que pareça não sofri com o calor como é de costume e como muitos relataram. Não sei se foi por que eu estava curtindo o evento e a beleza da paisagem, mas calor eu realmente não senti. Senti fome e ausência de água em alguns pontos - sugestão de um na parte da praia. Ali sim precisava de um posto de hidratação. Bem, mas isso não comprometeu a corrida. O Gatorade geladinho no meio do percurso ajudou demaisssss!!!

Como já havia afirmado acima não fui em busca de velocidade, fui com intuito de completar esta prova que para mim tem um nível muito difícil. Havia combinado com Ênio de corrermos juntos como na Farol a Farol, mas a largada dos homens aconteceu 10 minutos antes. Tentei puxar bastante para poder encontrá-lo, mas após a quebra de percurso dos 5k e 14k praticamente desisti de encontrá-lo quando subia aquela ladeira.

Eu estava literalmente sozinha. Ninguém!!! Não tinha um corredor. Por um momento pensei que estava perdida. Corria corria e nada de ver alguém. Pensava: será que sou a última?? Não quero ser. Então acelera. rsss!!! 



De repente apareciam moradores, e aí que eu entrava ainda em pânico. Ouvi até comentários deles que deveria ter ambulância atrás...  isso logo quando avistei uma moça passando mal. Conversei com a mesma, falei para levantar a cabeça (já que estava abaixada) e segui até encontrar uma ambulância e avisar que seguissem o percurso contrário. Mas não é que a mesma moça se levantou e continuou correndo, por sinal ainda nos alcançou, quando consegui encontrar a amiga dela (Yully) e ter companhia.

Com uma pessoa ao lado ficou mais fácil continuar, uma empolga a outra e eu já havia desistido de encontrar o meu amigo. Mas que nada, Ênio como sempre gentil demais ficou me esperando passar no percurso das pedras para tirar foto. Não bastasse ele esperar Cida, ainda me aguardou. Foi neste mesmo momento que vi outros amiguinhos namorando na cachoeira e vendo a paisagem. Mas e tem como não admirar a beleza desta corrida??

Daí em diante tive a companhia de Ênio e de Yully  por toda a corrida. Foi um desafio e tanto. Cada um dando apoio ao outro. Nos ajudamos para caramba. Se não fosse a companhia deles acho que nossa chegada teria sido ruim. Nossa Ênio sempre é um amigão, gente finíssima. Ele não só correu com a gente como fez questão de fotografar. As demais fotos deste lindo desafio vocês só vão ver quando ele retornar a SP (semana que vem) e eu postar , por que agora ele foi aproveitar outro local lindo.

Conclui o percurso pelo GARMIN com 2h43min (infelizmente não em 2h30), já conforme o resultado da arbitragem em 2h46min (ainda aquelas velhas senhas). Agora me diz, acreditar na GARMIN ou em um ser humano anotando de caneta bic e batendo papo??  Ahhhh claro que no "meu relógio". Aliás não só meu resultado, como de outros amigos saíram errado. Minha faixa etária só tinha duas corajosas.E sendo assim teve pódio para mim também.




Realmente todos que concluíram os 21km já são vitoriosos... aliás assim como qualquer outro percurso. É uma corrida e tanto. Eu amei fazer a meia da DAVENTURA e ano que vem volto para o mesmo percurso e para baixar o tempo. Vale a pena correr!!! O nível da prova é difícil, mas vale a pena. A organização da prova este ano foi muito boa - assim como em anos anteriores.

O reencontro com amigos neste evento também foi bom demais. Muita gente querida, sem falar nos amigos  de faculdade que vemos que estão começando a aderir o esporte. Conheci também alguns, como Cassia, Angela (esposa do João Paulo).



Bem no mais depois da corrida, descemos para a Praia do Forte para almoçar. Eu estava mortinha de fome. Por sorte uma  boa  alma chamada Andre Curvello nos deu carona de quadriciclo até  a vila. Ah se não aparece esta alma teríamos que ter andado 6km.

Por lá, encontramos muitos corredores e após o almoço quem ainda aguentou foi visitar o Projeto Baleia Jubarte. Claro que nós BALEIAS vitelinos estivemos por lá;


Lucas, eu, Ênio e Cida


O fim de semana foi maravilhoso!!! Valeu Running Daventura, até o ano que vem!!!....

Ênio e Cida obrigada pelo carinho de vocês. Meu amor também obrigada por participar e por pegar nossos kits

9 comentários:

Adriana Gonçalves disse...

Empolgante. Maravilhoso...

Cassia Santana disse...

Adorei o relato, e muito orgulhosa em lhe conhecer pessoalmente e você ter completado a prova. Chato esse atraso no seu tempo, o ideal pra esse tipo de prova é ter chip.
Foi uma prova linda, cheia de desafios. Em 2014 faço esse percurso. Ano que vem será a minha vez nos 14km.
Vou precisar treinar muito pro próximo ano. Pena que não consegui registrar sua chegada.

Runner Hostil disse...

Linda prova, linda medalha e linda conquista. Só de ter tirado o traseiro de casa, não ter seguido o modismo das provas de rua daqui e de ter topado esse desafio da zorra, acho que o prêmio ainda foi pouco para você. Parabés. Dart; ano que vem estarei lá contigo.

BALEIAS disse...

Olá Dart. Muito bom ver todos sorrindo nessa prova que você tanto gosta. O potencial de Salvador para fazer o Mundo Baleias feliz é enorme. Abraço a todos, você, Lucas, Cida e Ênio. Parabéns, Miguel Delgado.

Anônimo disse...

Dart, vc é uma atleta fundamental no RD! Obrigada pela presença e keep running! CAROL CHAGAS

Iully Facciolla disse...

Eu tenho que agradecer a essa mocinha de nome esquisito! Já tenho um grave problema de não conseguir correr sozinha... seja em treinos ou em competições. Mas essa prova em especial, se não fosse ela eu talvez não completasse! Uma dando força para outra, falando bobagens, contando os kms, chamando por Deus!!!! Com suor e risadas chegamos!!! Obrigada minha nova colega de corrida!! Até o Rio!! Beijos

Iully Facciolla disse...

Eu tenho que agradecer a Dart! Essa mocinha pequena e de nome estranho foi ponto fundamental para que eu completasse mais uma meia RD! Eu particularmente odeio correr sozinha e foi ao seu lado (horas atrás outras a frente) q fomos km a km, rindo, conversando, rezando!! Brigando com o sol e as mutucas!! Obrigada minha nova amiga e colega de corrida!! Temos muitos pecados a pagar pelas corridas da vida!! (Risos) Até a proxima, beijão!!!

Roberto Encarnação (Bikeselva) disse...

Dart,
Parabéns. Estes são os melhores 21 quilômetros de nossa terra.
Abraços!

Helena Clebsch Vidal disse...

Dart, parabéns pela prova. Quanta alegria dessa turma. Deu gosto de ver tanta gente reunida e correndo feliz da vida.
Meu carinho! beijos
Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com
@Correndodebem