quarta-feira, maio 01, 2013

O que é ser BALEIAS....


A pergunta que nunca quer calar: "Por que você corre de camisa BALEIAS?" O que é ser BALEIAS? acompanhada da frase "Quando eu for a Salvador quero uma camisa BALEIAS!" - "Sei que você é gente fina e vai me dá"!

Definitivamente decidi escrever uma postagem, sobre este assunto, para não necessitar  ficar explicando, quando me deparar novamente com uma pérola destas acima, que por sinal me magoa e muito. Não a primeira (esta é tranquila), mas a  última (ao meu ver é uma tentativa de suborno). 

E trato logo de dizer: o grupo não é meu e para que meu CEO - Miguel, não fique chateado e me puxe a orelha, retifico o grupo é nosso. O BALEIAL é nosso e o tratamos com muito carinho. 

Eu e o CEO Miguel

Talvez eu escreva esta postagem não por que seja necessário apresentar quem são os BALEIAS. 



Acho que quem vive o mundo das corridas, com certeza já se deparou com algum de nós.  Mas para que compreendam a história do grupo e o que de fato é ser um BALEIA. Principalmente para que da próxima vez não faça um comentário destes: "Você vai me dá uma camisa do grupo né? Você é boazinha que eu sei!" Se não quiser ficar meu inimigo, saia de perto. Esta é a pior coisa que uma eterna e amante BALEIA pode ouvir. Respeito é bom e todos gostam.  Ser um membro do grupo literalmente não é ser uma camisa. A camisa é o de "menos".... SER ou não SER é vestir esta camisa sem estar vestida nela (deu para entender ou quer que desenhe??). É uma questão de escolha e eu penso ser uma filosofia de vida. 

Talvez muitos não compreendam este sentimento, por que nunca foram um dia e eu até entendo. Mas tentar conquistar um integrante subornando o grupo é o pior ponto de partida se você um dia quer ser. Por que neste quesito nós não falhamos, somos cúmplices uns dos outros, conquistados por um mesmo amor. O amor do BALEIAL!!!



Se eu sempre fui BALEIAS?? Não, nem sempre.... embora já tivesse sido convidada há um tempo atrás e tivesse uma amizade virtual (por troca de e-mails - e ainda sem conhecer) com o Miguel.  Mas sempre tive muito respeito ao bando e foi por isso que só decidi entrar para o mesmo no ano passado quando tive total certeza de que queria. Esta postagem deveria ter vindo justo no dia que completei um ano de grupo, mas há males que vem para o bem, e ela também chega numa boa hora. No momento em que sou acometida pela frase de cima. Não, não estou inimiga de quem me fez esta pergunta... ainda somos amigos!

Sendo assim minha história no oceano não é de longas datas, mas de muito carinho e fidelidade. 

Mas vamos lá!!! Para quem ainda quer saber o que é são os BALEIAS e nunca ouviram falar no grupo, vou falar um pouco sobre a gente e de forma bem light para que não se cansem. Vocês também poderão acompanhar a história por aqui e ainda há este vídeo de cinco minutinhos, bem bacana que conta tudinho do início (feita pela ESPN).



Os Baleias começaram a surgir  ainda em 1999 quando Miguel Delgado, "que não é descendente do Fantasma, mas se não correr muita maratona engorda, depois de umas férias em Guarapari/ES onde o inchaço de seus pés à noite se firmou como um dos principais temas durante as partidas de baralho, acabou por se render às determinações de Rogério Godinho Santiago, Baleia histórico, primo e médico, que resolveu levá-lo para caminhar todos os dias com vistas a emagrecer e, quem sabe, correr.  

Chegando perto de 110 quilos, perto, porque jamais, em tempo algum, dei à balança a chance de registrar tal descalabro (registra Miguel) iniciei as caminhadas nas quais devo ter ficado por mais ou menos três meses. Iniciadas as corridas fui aumentando a distância até correr regularmente uma hora".

Dai em diante iniciadas as corridas, o mesmo também passou a participar de alguns eventos, emagreceu 16 quilos e mais adiante através de incentivos também criou o grupo(no vídeo  acima explica direitinho isso).

O por que chamar o grupo de BALEIAS? Justamente pelo "bullyng" sofrido na rua, nos momentos de corrida. Como na época era gordo, não era incomum ouvir pessoas desmerecendo das suas passadas e o convidando  a voltar para casa ou a tomar um chope. 
Ahh lembrando: Somos um grupo e não uma assessoria!

O motivo para as camisas serem LARANJAS também há, mas prefiro que vejam no vídeo. 

E SER BALEIAS!!!?? A pergunta ainda é esta ou já entendeu qual a magia??



Bem eu gosto muito desta citação, acho que ela expressa bem o que somos - acho que veio de alguém do grupo (me relembrem aí meu povo)

"Onde quem não gosta de muita mania ou se gosta não as tem como bandeira, sabe o valor de um desafio, sorri com facilidade, preza uma amizade como um tesouro, gosta muito de correr e tem orgulho do Manto Coral, se encontra!!" ♥

Ser BALEIAS é maravilhoso e eu só digo uma coisa... "Que posso fazer?" Se eu amo ser BALEIAS!!

E digo algo mais "Em qualquer corrida onde encontrar um corredor ou corredora Baleias aproxime-se, alí está um amigo ou uma amiga onde a satisfação pelos kms percorridos é o que nos une!"

6 comentários:

Helena Clebsch Vidal disse...

Dart Querida, conheci o grupo Baleias através das suas postagens e da Elis (aquela fofura). O amor de vocês por esta camisa é lindo demais. Ainda não cruzei com nenhum "Baleias", visto que sou de Floripa e aqui não conheço ninguém que seja deste grupo. Mas, no primeiro momento que eu cruzar com alguém sei que será na mesma vibe de vcs. Farei questão de bater dois dedinhos de prosa. =)
super beijo
Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com
@Correndodebem

Sandra costa pinto disse...

Conheci o grupo após conhecer a Dart quando postei um relato de como comecei a correr o ano passado.Me apaixonei pelo grupo e já me sentia uma Baleias,ai passei a acompanhar os feitos do grupo pelo blog e consegui me comunicar com nosso CEO o querido Miguel,que apesar de ainda só o conhecer no virtual é um gentleman.Sou Baleias de corpo, alma,e coração,meu sangue é coral.

Runner Hostil disse...

Sabia que o nome era por causa daquilo! ha Ha Ha ha! Vocês são demais: Iluminam as provas pelas cidades, são irreverentes... Continuem assim, gente finíssima!

Cassia Santana disse...

Como adoro ler blog de corredores, já tinha lido matérias de blogueiros baleias e percebi que era um grupo de apaixonados pela corrida, mas imaginava que era uma assessoria esportiva e tão pouco as particularidades que a Dart relatou.
Muito bom!
Bjs
Cássia (http://cassinhags.blogspot.com.br)

Ruy disse...

Aqui e ali, sempre na internet, me deparo com o Grupo Baleias. Gosto da vibe, do pique, dos sorrisos que vejo. Nunca os vi em Salvador. Talvez porque não andem por aqui. Talvez porque, na verdade, embora velho de idade - 50 anos - só há dois anos passei a correr.
Corro do cigarro; há dois anos eu era fumante.
Só participei de duas provas até agora, a mais recente no sábado, 18. Ambas de modestos 5K.
Estarei atento para, se encontrar alguém com o Manto Coral, lhes dizer de meu apreço e respeito.
Parabéns!

Raquel Rodrigues disse...

Boa tarde Dart,
sou mineira e moro em Salvador a 3 anos...comecei a correr a 3 meses atrás e desde então tô viciada nesse trem doido...como são as coisas não conhecia as baleias em Bh e vim a conhecer aqui no seu blog...e é por ele que fico ligada nas corridas...meu marido fica doido porque eu parei de fazer academia para poder pagar as inscrições e não abro mão. Agosto ele disse que vai a falencia...rsrs mas ele esta adorando esse meu lado ATLETA...obrigado e continua firme ai que vc esta ajudando muitas pessoas.