domingo, maio 05, 2013

Fim de semana pedalando

Depois da gripe que me afastou dos treinos - para a Daventura, por uma semana eis que este fim de semana consegui pelo menos retornar devagar. E por sinal dedicar-me todo ele ao pedal. Pois é, aproveitei que o amor estava ocupado e cai na gandaia com meus amigos de bike.

No sábado como já é de praxe, aquele velho pedal Roda Presa - saindo da Pituba em direção a Ipitanga.

Galera do Pedal Roda Presa

Trânsito tranquilo, com motoristas bem amigáveis por sinal. Como costumo dizer que compartilha educação recebe em troca educação. Gentileza gera gentileza e pelo menos sempre em nossos pedais, até então nunca tivemos problemas com isso. Principalmente naquela parte de Itapuã que o ciclo fecha e fica mais perigoso para subir para Ipitanga....bem como a parte após o Quatro Rodas, onde pegamos a estrada para  Ipitanga.

Em Ipitanga, aquela paradinha para hidratação no Carlotta e um bom bate papo. Desta vez, os batedores decidiram que a parada seria apenas de 30 minutos. Acredito que cumprimos, ops!! talvez com uns 40'. 



Retorno a Pituba também tranquilo. Pegamos um ventinho de frente próximo ao Aeroclube e uns leves chuviscos, mas nada que atrapalhasse. Chegando ao local de sempre.

Total rodado no sábado de 45.88km com velocidade média de 17.2 e máxima de 31.8. 

Já no domingo combinei com o Jaime de ir para o pedal ASBEB, evento que ocorre uma vez por mês em nossa cidade e assim foi. Combinamos às 8h no antigo clube Português e assim descemos eu, ele e Renato em direção ao Dique do Tororó que é de onde larga. No caminho, já na Vasco da Gama encontramos outros ciclistas que estavam indo em direção ao mesmo. Mas como havíamos combinado com Adelson e Walmir na Perini deste mesmo bairro, após encontrá-los fomos ao Dique.

Chegando no local pude perceber o quanto nossa Arena Fonte Nova esta bonita (me recuso a chamar Itaipava). Ainda não tinha visto pois não costumo passar no local. Realmente capricharam. Espero que do mesmo modo os baianos saibam cuidar dela.


O pedal ASBEB estava marcado de sair às 9h e de fato neste quesito eles cumpriram. É comum ser um pedal para iniciante - foi nele que comecei, e embora seja um pouco mais lento vale a pena participar. É comum ser a 10km/h, mas hoje não sei por qual razão conseguiram aumentar um pouco mais a velocidade.

O percurso agendado foi de 32km, como vinha da Pituba já havia pedalado com os meninos 10km e alguns não iriam voltar para o Dique ao fim, eu também não. 

O percurso foi da seguinte forma - Fonte Nova, Av. Bonocô, Vale do Ogunjá, Av. Vasco da Gama, retornando da Perini, Av. Vasco da Gama sentido Lucaia, rua Lucaia, Av. Juracy Magalhães Junior, Av. Acm sentido orla, rua Rio Grande do Sul, av. Otávio Mangabeira, entrando na av. Magalhães neto, av. Tancredo neves, Hospital Sarah, av. Paralela, imbuí, rua das Araras, rua das Gaivotas, rua Jayme Sapolnik, rua Prof. Pinto de Aguiar, final de linha da Boca do Rio, retornando para rua Simões Filho, saindo na rua Otávio Mangabeira sentido Jardim de Alá, posto Jardim de Alá ( parada ) -  deste posto após a parada de hidratação e lanche todos voltariam para o Dique do Tororó, no entanto eu e  alguns amigos de bike optamos em ficar pela Pituba mesmo. 



Não posso deixar de expressar aqui no blog, que o pedal foi bastante seguro. Com policiamento, nos acompanhando por todo percurso, bloqueando vias (coisas que não costumo observar nas corridas de rua tradicionais). Este pedal costuma reunir aproximadamente 300 ciclistas. São diversos grupos da cidade que participam.

No total percorri neste domingo  35.97 km com velocidade média de 15.3. Bem light mesmo, até mais alto que o de costume da ASBEB. Se bem que na cidade de Salvador pelo menos pela ciclovia é meio complicado você andar com uma faixa de velocidade média muito alta, por conta que nem sempre as pessoas respeitam a ciclovia e precisamos ficar desviando de pessoas ou parando. É preciso cuidado.

Enfim é isso galera, o fim de semana foi bem legal! Agora é retornar direitinho aos treinos de corrida rumo a Daventura e vamos (infelizmente) para última semana de férias.

Uma ótima semana a todos!!

2 comentários:

Runner Hostil disse...

Chega doeu ler seu " última semana de férias"...

Estava lá pertinho de você treinando tiros com Marizinha entre a marca de 100m e 200m no Dique. Lugar lindo aos Domingos. Essa galera do pedal que se reúne lá é muito gente fina e educada, já troquei ideia as vezes. Belo fds o seu.

Bom retorno. Daventura vem aí!

Roberto Encarnação (Bikeselva) disse...

Dart,
Vindo aos sábados para Ipitanga qualquer hora destas nos encontraremos pelo caminho... só não sei se estarei correndo ou pedalando.
Bons treinos!