sexta-feira, janeiro 18, 2013

Quem tem fé vai como quer e na raça!!! Superei.... Lavagem do Senhor do Bonfim 2013 melhor do que imaginei


Pensei se não vou na Corrida Sagrada, vou como a fé manda: a pé!!! 
Que a pé???..... fui com pé no pedal, com uma companhia "daquelas"..... Melhor impossível!!



No Campo Grande com uma parte da turma

Hoje eu tive a convicção de que quem tem fé vai como quer!!! e do jeito que quer, com a roupa que quer e com a promessa que deseja.  Eu estava era com a cabeça muito boa quando decidi ir de bike. 

Mal dormi, durante a madrugada toda hora acordava achando que já era a hora de levantar. Eu não via a hora de estar nesta grande festa. Às 5:00 já estava de pé e como combinado às 6:15 no Português (Pituba) a espera do Renato - depois de já ter calibrado os pneus no posto.

Da Pituba, eu e o Renato descemos ao encontro de Joci e João no Rio Vermelho, de onde seguimos para o Campo Grande para encontrar com os demais Amigos de Bike. Pegamos Rio Vermelho....e fomos seguindo.

ÔH ÔHHH... Após passar pelo monumento Clériston Andrade meus "coligados" começaram a não bater bem, a visão meio turva  e comecei a perceber que algo não ia bem. Foi a Santa Hora que Lucia Saraiva (Amigos de Bike) ia passando de carro com sua bike para se juntar ao pessoal no Campo Grande. 

Não deu outra, avisei ao Renato que minha pressão estava baixa. O mesmo soltou um grito para segurarem Lucia e rapidinho subiram minha bike para o carro, onde também fui rebocada... risos! Naquela hora eu  não enxergava absolutamente nada. Havia me alimentado bem até demais (2 xícaras de salada de fruta, cuscuz com carne assada e 1 xícara de café) e não sabia o motivo da queda de pressão. Na chegada ao Campo grande tomei um leite com sal, comi barrinhas mas  ainda sem  enxergar nada. Tava tudo turvo.

Passando mal

Foi a hora que decidi que iria embora. O pessoal começou a se mobilizar para descer para a Contorno e seguiram. Fiquei quase que praticamente "perdida", não por uma pessoa. Que decidiu voltar e  ficar comigo. O Renato. Affff... se não fosse Renato. Eu mal conseguia segurar minha bike. Não conseguia subir no passeio. Tava parecendo o bebum do youtube (clique no link).

O Salvador da Pátria - Renato (me convenceu a descer mesmo) - eu já sem o manguito

Ele disse Dart "Respira", deixa que eu seguro a  bike e bora tentar ir andando aqui pelo outro lado. Na caminhada mesmo. Antes paramos para que eu tomasse uma coca-cola para ver se reanimava. Foi dito e certo. Santa coca-cola que foi reanimando.  Do Campo Grande ao Bonfim devia ser uns 9 a 10km.

Cortando o caminho pelas ruas detrás do Campo Grande, mas sem deixar de contemplar a bela paisagem da Baía de Todos os Santos

Parecia que era calor. Quando eu digo que não me dou bem com calor.... Tirei metade da roupa, manguito, camiseta Baleias, mochila e dei o para segurar. E na tentativa descemos devagar de bike pela ladeira da Contorno e ruas por detrás do Campo Grande. Que contorno, ele que me contornou dizendo "Dart agora é só ladeira, você consegue. Vamos tentar".

Subi na bike e fui com a mão no freio e devagar, por que se ocorresse uma queda seria amena. risos!!! Mas nada de queda e o povo já estava a nossa espera na Igreja da Conceição da Praia de onde saía o cortejo da Lavagem do Bonfim.

Todos a postos, uma primeira parada para o pessoal fazer um lanche e pé no pedal...
O dono da lanchonete também pedala conosco

Logo em seguida pedal, e parada  na Praça Riachuelo 


onde ficamos assistindo o cortejo para depois segui-lo, passando pelas ruas detrás. 
Ainda na Praça Riachuelo

A gente pelas ruas detrás por onde passava o cortejo

O cortejo. Segundo G1 reunião cerca de um milhão de pessoas.

Nossa eu confesso, não há emoção maior que receber um banho de cheiro no cortejo da Lavagem do Bonfim. Não há emoção maior que ser baiana e bater a mão no peito e dizer eu AMOOOOO esta cidade, este povo, as nossas festas. Eu AMOOOO ser BAIANA. Viver as festas de largo, e da nossa terra é bom demais. A Lavagem do Bonfim não tem igual. É quase uma prévia de carnaval. Uma mistura. O religioso que se mistura com profano, mas que demonstra a verdadeira sociedade que vivemos. Não tem igual.

Da Riachuelo seguimos ao Bonfim, sem paradas e sem me sentir mal. Santa Coca-cola!!! Emoção grande foi na chegada ao Bonfim. O Hino do Bonfim faz qualquer um chorar, e ainda mais do percalço que foi chegar. Estar no Bonfim é SAGRADO demais. Obrigado meu Senhor do Bonfim, por mais um ano. Um ano de glória e pela felicidade que é estar neste lugar bem acompanhada.

Quase que sem roupa já, mas feliz, feliz da conta!!!

"Nesta Sagrada Colina, mansão da misericórdia. Dai nos a graça divina da justiça e da concórdia". 
Escute hino por Armandinho  youtube.

Obrigada a todos os bikers que estavam comigo, pela companhia. Foi MARAVILHOSO!!! Que o Senhor do Bonfim ilumine a vida de vocês e continuemos neste astral por todo os pedais!!!


Fotografias por Dart, Renato Salles e Otavio Nolasco
_________________________________________________________

ps. aos Amigos corredores: Alguns, que notaram minha ausência, na Corrida Sagrada vieram me perguntar por que não corri. Sendo assim sinto me "solicitada" a responder aos que também acompanham o blog. "Breve resposta":

Como alguns amigos corredores já sabiam, este ano me esquivei de correr a Sagrada. Tive motivos específicos para isto e que alguns acabaram nem sabendo do ocorrido entre bastidores. Meus motivos continuarão mantidos, caso a organizadora mantenha a mesma postura de reservar inscrições para "alguns corredores". Não concordo com atitudes deste tipo, ainda que eu venha a  ser uma destas favorecidas. Não concordo! Não vejo  por que fazer distinção entre corredores em uma corrida com vagas limitadas. Outra convenhamos que não é uma corrida "lá estas coisas" (atrasa sempre!! fora outros detalhes). Organização ultrapassada, que já deveria haver inscrições on-line há muito tempo, marcação de tempo em senha de papel "ainda" (coisa do século retrasado) ...  que se quer exigir do corredor, melhorem o nível também. Por que ninguém é besta eternamente.

Mas fico por aqui nestes pequenos detalhes, não quero seguir adiante, por que nem todos que visitam o blog, estão a fim de saber sobre organização tal ou coisa do tipo. Tem gente que nem corre provas organizadas por esta e nem sabe que existem. Alguns tantos passaram a conhecer através de mim por que fazia questão de enfatizar aqui. Sempre participei desta corrida pela simbologia da data e  por ser a corrida que abre o calendário. Outro movente por que eu FAZIA QUESTÃO de incentivar a "nossa" organizadora baiana, que diferente, como percebo, não fazia questão de nos prestigiar nem de nos respeitar. Enfim... vamos "simbora" que o ano esta apenas começando, e neste meu lema é "não reclamo = não participo" nesta ordem faço como muitos "sou boazinha".... Mentira, assim eu estaria sendo falsa. Como não quero ser nem tenho papas na língua, preferi agir assim me esquivando, não comento e  não participo. Assim tô agindo certo e sem falsidade.

eu Quero é ser FELIZ correndo, pedalando e vivendo!!!...

6 comentários:

Victor Caetano disse...

Beber, cair e levantar! Beber, cair e levantar! E o pessoal fala que coca faz mal, rs. Tudo faz mal sem moderação.

Muito bom essa "aventura" tarde.

Abraços,

Victor Caetano

corridaurbana.com.br

Sandra costa pinto disse...

TODOS NÓS SENTIMOS SUA FALTA NA CORRIDA DART. NÃO POSSO DEIXAR DE CONCORDAR COM TODOS SEUS ARGUMENTOS.EU MESMA SÓ CORRI PORQUE NUNCA TINHA CORRIDO A SAGRADA.BJOS ÓTIMAS FOTOS.

Bons Km disse...

Você se sente melhor agora??? teve tonturas novamente??? Graças a Deus estava acompanhada e teve alguém pra ficar junto contigo, isso pode ser perigoso demais, quantas vezes saímos pra treinar sem ninguém ou ainda pior sem avisar ninguém...
As fotos são lindas, só posso imaginar o que é participar de algo assim grandioso em uma cultura tão rica...Quem sabe um dia não vejo ao vivo mas por enquanto as fotos já me deixaram com vontade...
É a melhor atitude, o boicote a provas que não são bem organizadas ou que possuem política duvidosa..
Bjos
Bons Km
Ju

Dart Araujo disse...

Oi Ju querida me sinto bem sim. Pelo que parece de fato sentir queda de pressão por que comi demais (comida pesada - cuscuz com carne) antes do exercício. Segundo dizem o corpo se sobrecarregou a digerir e caiu a pressão. Já aconteceu comigo antes em uma aula de português, mas voltou. Os exames estão em dia, então tá tudo ok.

Obrigada a todos pelos comentários. Sem dúvidas foi incrível.

elis disse...

que bom que tudo acabou bem, Dart!
eu também passo mal quando tá muito, muito quente!

tem hora que parece que só uma coca-cola salva, né:)
já me salvou muito nas corridas:)

adoro ler suas aventuras nas bikes!!!

bjs

Fernando Kawashima disse...

Bom demais estes pedais. Fiquei com inveja (boa) de voces. Primeiro porque meu esporte é pedalar e segundo que gosto da lavagem do Bomfim. Unir o útil ao agradável.

Estes pedais são momentos que nos divertimos, encontramos os amigos, botamos o papo em dia (se o folego deixar)e praticamos Saúde. Faz bem pra cabeça e pro corpo e pra alma.

Parabéns, quem sabe nos próximos podemos juntar a galera.

Abraços


Fernando Kawashima
Jacobina - Bahia
Face: http://www.facebook.com/fernando.kawashima.5