sexta-feira, setembro 21, 2012

Por que AMO CORRER e desejo, que muitos tenham a OPORTUNIDADE de sentir este mesmo PRAZER


Golden Four Asics - Belo Horizonte 2012

Em determinadas circunstâncias chego a parecer grossa e insistente com minhas defesas. Principalmente quando DEFENDO as corridas de ruas. Muitos que não me conhecem podem chegar a pensar que ajo de maneira mal educada e quando não arrogante na maneira de me expressar...arrogante acredito que não. Acho que quem me conhece não diria isso.

Não sou APENAS um rostinho lindo e SOU O QUE SOU, saio em DEFESA do que acredito sem me render e me prender a amizades. No entanto quando assim o faço e saio em defesa DAS CORRIDAS DE RUA, faço por que quero que muitos e principalmente as gerações que venham após a minha tenham a oportunidade de participar dos EVENTOS. Não apenas correr na rua. É gostoso participar!!! Não quero apenas que os que tenham maiores condições venham a experimentar o sabor deste prazer...Quero todos de FORMA IGUALITÁRIA independente de qual seja o evento.

 Minha Primeira corrida



INICIO por dizer que minha primeira participação em eventos de corrida de rua aconteceu em um evento beneficente, em que a inscrição foi apenas 2kg de alimento e dai por diante me fez tomar um gosto imenso por este esporte. Foi através desta primeira CORRIDA que me viciei e até hoje busco participar.


Ora pois, talvez se aquele evento não tivesse existido e tivessem me incentivado a estar nele eu jamais teria experimentado o SABOR de correr em um evento. Naquele momento eu ainda não tinha este amor, por isso acredito que se me dissessem é R$50 o valor eu não teria ido. Hoje sim já sabendo o quanto é GOSTOSO eu iria.

A partir daquela, muitas e muitas corridas vieram, e JAMAIS me esquivei de pagar as inscrições. Muito pouco eu sabia dos eventos e muito menos que existiam as tais cortesias e que muitos que me conheciam por sinal ganhavam e nunca haviam retratado comigo. Gastei muito e ainda gasto correndo, sim EU PAGO. Algumas poucas me presenteiam cortesias. Não reclamo de PAGAR! NEM me enxergo como cliente, pedindo assim nota fiscal... não isso eu nunca fiz. Também NUNCA na minha vida corri de PIPOCA. E acho feio. Penso que com o manto que levo jamais combinaria correr de PIPOCA. Acho feio alguém que entra no evento do outro para usufruir do que não lhe pertence. Por isso saio em DEFESA dos preços. JUSTAMENTE por não ter esta CARA DE PAU, de frequentar sem ser convidada ou sem pagar.
O que penso e acredito é que de forma desenfreada este MERCADO vem crescendo e quando não, chegando a Salvador de mansinho e aos poucos se instalando também com seus preços altos. Mas devemos lembrar que segundo dados do IBGE (2011) 50% da população baiana vive com menos de um salário mínimo  Ignorar esta realidade é um absurdo e pensar que os eventos não possuem maior parte de pessoas simples é mais uma vez ignorá-los. Claro como irão participar. 2 corridas no mês com certeza irá tirar o pão na mesa.

Queixar-me de preços praticados nunca foi com INTUITO de denegrir evento algum e quem acompanha este blog desde o início sabe disso. Tanto que em momento algum estou apontando organizadora. Aponto quando se trata de elogios. Faço esperando mais que isso, esperando que se assim são os preços, que assim também FAÇAM BONS EVENTOS, pois é o mínimo que merecemos. Mas sabemos que nem sempre é o que ocorre.

Dizer que são estes, os eventos mais caros, os mais CHEIOS e RECORDES de inscrição e de frequentados e que por isso não são os preços que estão afastando os corredores é no mínimo fazer uma análise MERAMENTE INGÊNUA. Quem mais sabe somos nós CORREDORES de provas da FEDERAÇÃO que estas pessoas que despontam os recordes saem de academias e quando muito não são corredores assíduos. Participam apenas destas corridas da MODINHA. Ora, quem frequenta estas corridas não é o corredor de “verdade”, digo do dia a dia, mas sim o aluno de ACADEMIA que vai pelo kit bonitinho. Eu TAMBÉM já fui pelo kit bonitinho!! E não OFENDO nem ACHO UMA ATITUDE RUIM ninguém ir por isso... é COMUM tal comportamento.

Um dia este mesmo que hoje valoriza o kit bonitinho vai GOSTAR TANTO DE CORRER, que irá deixar esta atitude de LADO e em meu pensamento irá valorizar a CORRIDA tanto quanto HOJE EU VALORIZO.

Maratona do Rio de Janeiro - 2012

Para QUEM AMA a corrida pouco importa na “minha concepção” o kit, Aliás até IMPORTA, mas vem em segundo plano. Talvez se este tivesse que escolher pagar mais barato e não ter o kit talvez até o fizesse para correr em mais eventos. Eu não vou MENTIR que é muito BOM receber este carinho. Ou VOCÊ ACHA que CORRER NA MARATONA DACIDADE DO RIO DE JANEIRO me FEZ CHORAR por que SOU UMA BOBA?? Nada por que VALORIZAMOS A realização do EVENTO. AUMENTAR preços tudo bem!!! Mas façam dos seus EVENTOS bons eventos. NOS TRATEM como CORREDORES. A organizadora da MARATONA DO RIO, é feliz por que trata seu corredor com CARINHO. Por que nos respeitam. Ou você pensa que não é muito bom SENTIR ESTE CARINHO este AFETO enquanto corredora??? Pense EM VOCÊ correndo uma meia maratona e no 13km, aproximadamente, se deparar com pessoas te dando lanchinho no meio do percurso.... Este AFETO ELEVA a ALMA de qualquer corredor que vem ali muitas vezes lesionado, quando não estressado psicologicamente por que era sua primeira corrida, e ainda pensando “será que chego”??

É apenas um dos CARINHOS que posso falar das corridas que corri. NÃO SOU “EXPERIENTE”, NÃO TENHO 40 ANOS CORRENDO.... Mas PENSO que COM O POUCO QUE CONHEÇO e EXPERIMENTEI posso ENSINAR MUITOS QUE ESTÃO CHEGANDO.... A NÃO se ENTREGAR este MUNDO DA SEDUÇÃO.... em que CORRIDA VIROU MERCADO. Posso ensinar os NOVATOS, como “eu” a ESPERAR por bons eventos. O VALOR DA CORRIDA pouco importa se esta FAZ UM BOM EVENTO.
                                                                                                 Gesto simples de CARINHO
Tenho MUITAS PROVAS BOAS em minha lista, que foram caras, mas que tive o PRAZER de fazer e sai satisfeita. A Golden Four Asics além da MARATONA DO RIO DE JANEIRO é outra. IMAGINE numa Meia maratona você ter a cada 3km isotônico?? Moro em Salvador e dado o calor, esperamos uma boa hidratação, coisa que nem sempre ocorre....Também tem outros bons eventos em Salvador. A Corrida Daventura desde a minha Primeira participação eu GOSTEI. As corridas da TV Aratu também gostei....dentre outras. Falhas a gente sabe que OCORRE e somos humanos para  perdoar. Mas esperarmos que nos novos eventos não cometam o mesmo erro.

Mas não quero me prolongar.... caso alguém tenha interesse em saber destes BONS eventos que tive a OPORTUNIDADE de PAGAR, ir e SAIR Satisfeita pode deixar que eu vou falar com MAIOR CARINHO.....
Apenas o QUE QUERO É que VOCÊ CORREDOR SAIA SATISFEITO e CORRA COM AFETO, COM AMOR, ALEGRIA NO PEITO....COM PRAZER. Pois para mim o que IMPORTA É A CORRIDA!!!!! O PRAZER e o AMOR que tenho pela CORRIDA desejo que sintam o MESMO!!!!


Um abraço suada de pós corrida e de  missão cumprida!!
Pois é o que levamos da CORRIDA!!

14 comentários:

Fábio Namiuti disse...

Compartilho do seu ponto de vista, Dart. E acho que ele também é válido para muitos outros lugares além de Salvador. Comecei a participar das corridas de rua em 2005, muito antes de elas se tornarem esse grande modismo que são hoje. E confesso sentir saudades das inscrições a R$ 30 ou menos, mesmo dos organizadores mais famosos. O esporte pelo qual me encantei era bem menos elitista que esse atual. Às vezes penso que tudo isso é uma "bolha", como tantas outras, e que logo as coisas vão voltar ao normal. Quem é só "corredor modinha" vai enjoar, arrumar outro passatempo e deixar as corridas para quem realmente é "do ramo". Mas também trabalho com outro cenário, em que terei que conviver com corridas cada vez mais caras, algumas com mimos que as justifiquem, outras nem tanto. Se for assim, seguirei escolhendo as que achar que devo, ignorando as outras (como faço, por exemplo, com a São Silvestre desde 2007). E me divertindo do mesmo jeito em corridas mais simples e baratas, sem nenhuma sofisticação, mas com o que realmente importa: o prazer de correr e de estar ao lado dos amigos corredores.

Luiz Souza disse...

Olá Conheci o seu blog hoje e gostei muito do seu texto.
Real e com significado.
Parabéns mesmo e compactuo das mesmas opiniões sobre as inscrições e qualidade que merecemos mesmo morando no oposto do país.
Um grande abraço e sucesso

Berilo Junior disse...

Muito bom esse blog, faz uma abordagem legal sobre as corridas, apontando os prós e os contras.


Continue assim Dart.

Eudes Barros disse...

Perfeito esse texto e mais uma vez digo, "concordo em gênero, número e grau" com o pensamento desse texto, ainda mais que estou começando com os preços lá no alto, porém, começei na Corrida da Esperança/2012 em que o preço foi acessível.

Abração e continue lutando por seus ideais.

Enio - BALEIAS/SP disse...

Oi Dart!! Assim como o Fábio, sou da época (papo de velho...rsss) das inscrições baratas, camisetas de algodão, fichas de inscrições em papel, etc. Cheguei a participar de 4 corridas num mês e até mesmo correr no sábado a noite e no domingo de manhã. Hoje, já não participo de nenhuma corrida aqui em SP (capital). Quando há alguma corrida interessante, desisto rápido da idéia, pois ou é de uma organizadora que eu boicoto ou é pelo preço exorbitante. Não sinto falta nenhuma. Penso que pelo preço que eles cobram, é muito melhor economizá-lo para as maratonas em outros estados (nem a Marat. de SP eu participo) e encontrar meus amigos Baleias. Pelo valor cobrado, prefiro comprar passagens para o litoral, fazer um longão à beira-mar e depois comer um peixinho e tomar um isotônico espumante. O valor economizado, também, gasto em tênis e camiseta (sem propaganda...rss).
Importante é escolher bem as corridas que irá participar e se elas são bem organizadas e com preço justo (tá difícil, mas tem que "garimpar" bem que vc acaba encontrando).
Até a Meia Farol a Farol!!!
Bons treinos e boas corridas!!
Enio - BALEIAS/SP

Jorge disse...

Dart bom dia querida amiga, bom vamos lá o ser humano é complicado e bota complicado nisso, pois se os corredores fossem unidos jamais iria acontecer algumas bagunças que vem acontecendo em nosso meio corrístico, olha eu comecei a correr tarde, comecei a correr com 35 anos de idade e ainda peguei o tempo de inscrições ao preço que variava de 20 a 30 reais e como o nosso querido esporte virou comércio e muitos corredores não são unidos daí já viu né...Concordo com tudo que vc disse no seu relato e também concordo com que o Fábio Namiuti e o Enio disse aqui...Eu também valorizo a corrida, ter um bom kit é bom, mas não me importo com com o kit me importo sim de pagar não preço tão alto das inscrições e me importo que o organizador nos trate bem pois quem faz a festa somos nós corredores amadores e não os corredores de elite, não desmerecendo eles, pois eles merecem também mas nós que pagamos altos preços de inscrições chegamos cedo na prova, ficamos na linha de largada um bom tempo esperando a largada e quando atrasa é pior ainda, e ainda por cima fico p...da vida quando ouço os corredores falando que tal corrida faltou água, faltou medalha e que não teve medalha para todos isso tudo é um absurdo, seja vc o que é vc está sendo verdadeira e se alguém não gostar de vc que se dane né...Nem Jesus Cristo quando esteve neste mundo agradou a todos imagina nós seres mortais...E vamos correr é isso que importa valeu Baleiaaaaa...

Bom final de semana e bons treinos,

Bjs

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

RODRIGO AUGUSTO disse...

Olá Dart, qto vivência nas corridas. legal !!!

Qto às provas, depois de fazermos umas 40, começamos a escolher melhor.

Tbm sou a favor de menos "kits" em prol de menor preço.

O melhor nas provas é organização e largada organizada (para quem quer tempo).

Mas tbm, às vezes, é bom sair da rotina e escolher uma prova mais cara, mas que nos traga diversão/emoção diferenciada. Dessa forma, fiz e meia maratona wine run e curti mto, com direito a pódio na geral !!

abraços, bons treinos e boas provas.

corridaderuams.blogspot.com.br

Ingrid disse...

Dart,
Cada linha uma verdade declarada.
A corrida vai além de qualquer evento fabricado.
Se tirarmos todos os enfeites, o que "resta" são os corredores de verdade.
Gosto muito de ler os teus pontos de vista.
Um beijo,
Ingrid

Fabi ♥♥♥ disse...

Dart =) e por isso que independente de participar de provas continuo amando correr,e simples e saúdavel.E só colocar um par de tênis e ser feliz.


Beijos querida!

claudio dundes disse...

Concordo com você... mas no kid das corridas poderia vir acompanhado de "vale duas cervejas geladas".

Dai sím, hein...

Brincadeira.

Lindo texto. Sensibilidade aguçada e manifesto de menina braba, quando está com a razão. Isto mesmo. Mas não tenho din din pra ir aí correr devagarin.

Beijo do Claudio Dundes

claudio dundes disse...

Concordo com você... mas no kid das corridas poderia vir acompanhado de "vale duas cervejas geladas".

Dai sím, hein...

Brincadeira.

Lindo texto. Sensibilidade aguçada e manifesto de menina braba, quando está com a razão. Isto mesmo. Mas não tenho din din pra ir aí correr devagarin.

Beijo do Claudio Dundes

DricaPeixoto disse...

Por isso que hoje em dia treinamos mais do que participamos de provas de rua.

Por aqui isso tb acontece demais!

Abraços e bons treinos!

Ms Harkins disse...

Olá,

muito bem colocado o teu ponto de vista. Infelizmente é a verdadeira voz do mercado falando no nosso meio corredístico. Hoje há muita oferta de provas e o número de participantes cresceu enormemente. Tenho esperanças, como disse o Namiuti, que essa bolha vá estourar e que o modismo atenue (para o nosso bem).

Abç

Daniel X. disse...

Concordo com os colegas Enio, Fábio, Jorge e Rodrigo Augusto.

Hj em dia o importante é saber escolher.

Não ligo qto a existirem "corredores de modinha", pois, seria excluir uma classe.

Diferente de Vc, O que me incomoda é não ser tratado como cliente, porque é isso que sou.

Qto a exigir nota fiscal, é um direito previsto em Lei, independente de opiniões.

Usufruir do evento sem estar inscrito, acho errado. Correr na via não acho errado, pois seria muita megalomania achar que sou dono de uma via pública, porque paguei uma mixaria para participar de um evento.


Qto ao valor, que cobrem 100, 150, 200 reais, desde que ofereçam um serviço proporcional ao valor cobrado. Hj mandei um texto exatamente sobre isso a um organizador, onde comento: "Qto aos valores, minha queixa é naqueles casos em que o valor cobrado seja desproporcional ao serviço oferecido (por exemplo, pagar 90 reais e faltar hidratação ou receber uma camisa que não serve nem para pano de chão)".

Qto às pessoas menos favorecidas, opção tem. Em BH e região, existem inúmeras opções durante o ano, como, C. Bradesco, C. Caixa, ALMG, TJMG, Carteiro, além daquelas corridas mais underground, que são as que eu tenho gostado mais. Agora, se o cara faz questão de correr um evento que cobra 120 reais, onde o maior atrativo é o nome da prova, isso é com ele mesmo.

Cortesias já aceitei, mas não aceito mais, pois sei que o valor das inscrições já cobre uma cota de cortesias. Na academia onde treinava, sorteavam dezenas de cortesias para os clientes, e quem Vc acha que paga por isso? A organização? Não, aquele atleta que trabalha o mês inteiro para participar de evento que custou 100 reais. As corridas que oferecem mais cortesias geralmente são as mais caras.

Acho que por hj é só...

Até 2013, com previsão de correr aí na BA!!