domingo, março 18, 2012

XXXII Corrrida do Itaigara - a subida da última do verão!!!

Podista solo... quem encara esta corrida???


Se tivesse de escolher uma pintura que representasse bem este domingo, esta com certeza seria o quadro  "Mulheres Correndo na Praia"  de Pablo Picasso. Mas Dart ele não teria representado melhor o domingo retrasado???  Bem talvez para alguns sim, por se tratar de mulheres. Mas esqueçam as mulheres e abram os olhos e o coração.

Espero que você também seja um apreciador de pinturas, e como tal saiba que para cada pessoa este é interpretado sob uma perspectiva. Bem como um texto a interpretação de uma pintura é ampla e nos leva  a fugas antes inimagináveis. 


Mas vamos lá, por que meu domingo seria tão bem representado por este quadro?



Bem como já ressaltei esqueçam as mulheres, desprendam-se de quaisquer preconceitos de gênero. Percebam apenas a leveza do quadro, a liberdade e esperança que transborda deste. O céu limpo e  lindo, claro e azul. Penso que este represente bem o meu domingo. Primeiro por que tive, aliás tivemos um dia leve, bem animado, e acima de tudo por que aos poucos as coisas parecem ir voltando ao normal em minha vida. Apesar de ainda apresentar alguns sintomas da alergia, aos poucos com as mudanças que tenho feito na minha dieta, tenho sentido diferença. Afasto assim a preocupação com estar engordando ou não. Que se dane, se é para ficar bem que eu passe pelo que tiver passar. E daí??? .... aos poucos tudo voltará ao normal. Tenho certeza.


O domingo teve início, como já é clichê, com uma boa corrida. A corrida do Itaigara, esta realizada pela AVAB, com apoio da FBA. Como muitos sabem, eu costumo valorizar e acredito que todos deveriam fazer o mesmo com as corridas promovidas por ambas, federação e associação. Acredito que ainda que deixem a desejar e pequem em diversos sentidos, como por exemplo nesta corrida  falte placas de sinalização (de quilometragem) ao longo do percurso; de mesas que apoiem a água no trajeto ( minimizando o tempo que se perder para pegar água); bem como a presença de voluntários mais motivados (por que pelo amor de Deus nem vou comentar sobre os que participaram desta corrida), ainda assim precisamos valorizar nossa federação. Exigir melhoras, mas não deixar de correr por isso. Tudo bem, que quando critico as demais, deixo de correr, no entanto com relação a federação e AVAB não é deixando de correr que irão melhorar. Eles também precisam de apoio. ( Algumas destas queixas elencadas não foram só minhas, mas também de um amigo corredor que prefiro não citar nome sem a autorização do mesmo).


João Paulo, Cristina Cangussu, eu, Lucas e José Amâncio


Em se tratando da corrida e do percurso, como muitos sabem a corrida do Itaigara, assim como a dos Bombeiros é pauleira e muitos correm para não correr ela. Eu não fujo da raia e o que vier dentro das minhas possibilidades TÔ dentro. Se for para caminhar a gente caminha, não tem por que ter vergonha. O importante é participar. 


Nesta segundo meu amigo Robson, foram exatamente 4 ladeiras e mais algumas subidas ( uma prova de 9.120km)....eu até perdi as contas das ladeiras. De fato trata-se de uma prova bem técnica, mas que vale a pena se desafiar. 


Apesar de ter ficado mais de uma semana sem correr, por conta de uma dorzinha no joelho (e que tenho tratado com gelo e compressas), ainda assim fui correr. E valeu a pena!!! Depois deste descanso não senti desconforto e a corrida fluiu bem.


Eu e José Amâncio


Saí devagar e só fui aumentando a passada mais a frente, na verdade ainda assim concluindo com pace ainda de pangaré mas comparado a prova gostei. Corri muitas vezes ao lado da Rebeca, do Robson, enfim por ser uma prova dificultosa acabamos tendo companhia de outros. 


Conclui a prova com alguns segundos a menos que na prova do ano passado (57' fechado), na qual também subi no pódio em primeiro lugar (naquela com pelo menos umas 5 competidoras concorrentes). Nesta também subi, no entanto solo, já que não havia mais meninas na minha faixa. Não foi a única categoria a subir só (tiveram outras).



No mais, após premiação, que por sinal foi muito especial e eu queria muito pegar este troféu (devido a AVAB ter  homenageado o corredor Raimundo Bispo - da minha equipe do coração JC CORB, que faleceu ano passado sem saber que tinha um tumor maligno), fomos para o Parque da Cidade ouvir uma boa música.


Então me falem, tenho ou não tenho razão para dizer que o domingo foi leve e animado. Eu, Lucas e mais vários corredores, como Rodrigo Suzart, Nino, Robson, Expedito descemos para curtir o show de Márcia Short que por falar foi lindo e animado. (Minha mãe também acabou aparecendo com minha tia). O show foi ótimo e  o parque estava lotado.


Rodrigo Suzart, ( ) , Nino, eu, Lucas e Expedito


É isso galera, uma boa semana a todos!!! e até a próxima corrida (surpresa!!).

5 comentários:

JOSÉ AMÂNCIO NETO - CORREDOR DA 3ª IDADE disse...

Parabéns Dart! O enunciado do seu post está perfeito e as considerações feitas sobre esta corrida são muito pertinentes e concordo inteiramente com você. De fato a organização deixou um pouco a desejar, mas se a AVAB e a FBA não tiverem o nosso apoio, acho que a tendência é piorar. De minha parte, pretendo continuar prestigiando ambas.
Foi uma boa corrida. Seu relato está ótimo e mais uma vez você brilhou. Vamos q vamos. Abraços.

CORRIDA SEM LIMITES disse...

Parabéns!!!
Linda a corrida pena que não fui.
Tenha um bom dia.
bons km

Roberto Encarnação (Bikeselva) disse...

Parabéns pelo Domingo. Pódio e festa entre amigos e família.
Abraços!

BALEIAS disse...

Grande Dart. Pódio? Pronto. Parabéns. Ei, essa visita de Andorra que está no seu blog fomos eu e o Marcelinho meu filho, viu? Grande abraco e até Belo Horizonte. Miguel Delgado.

Daniel X. disse...

Parabéns! Mais um pódio. Mas cuidado c o joelho, ainda mais que escolheu percurso difícil.

Corrida pauleira é minha preferência agora! Em 2012 já participei de umas 10 corridas. Todas fora do percuso plano e comodista da Lagoa da Pampulha. Semana após semana tenho participado de corridas com percurso difícil. Eventos com esse grau de dificuldade tem melhorado meu desempenho.
Confira como foi a última:
http://reviewrun.blogspot.com.br/2012/03/v-corrida-rustica-de-itatiaiucumg_18.html

Se tivesse de escolher um quadro que representa leveza e liberdade, escolheria a "Série Inimigos", de Gil Vicente...