quinta-feira, janeiro 12, 2012

Oxalá!!! Meu senhor do Bonfim! Corrida Sagrada


 E se de fato o fim do mundo é este ano, vamos aproveitar e curtir todos os festejos que a Bahia nos proporciona. Eu que o diga!! A começar por um dos primeiros, vamos lavar as escadarias da Igreja do Senhor do Bonfim. Agradecer e renovar mais uma vez nossa fé frente a este santo na grande festa da Lavagem do Bonfim.


Aos que não conhecem Salvador e pouco sabem sobre a tradicional Lavagem do Bonfim. Esta existe há 268 anos, e é a maior festa religiosa da Bahia. Reúne adeptos de variadas religiões, principalmente católicos, seguidores do candomblé, da umbanda, todos movidos pela fé seja em Senhor do Bonfim seja em Oxalá como no candomblé costumam chamar.


Mais de 1 milhão de pessoas reúnem-se em procissão, em saída da Igreja da Conceição da Praia em direção à Colina Sagrada (6.8km)... juntos fiéis fantasiados de filhos de Gandhy,  baianas, devotos dos mais variados lugares se unem em oração. Nesta lavagem avistamos de tudo... e embora seja uma festa religiosa, há muito o profano tomou conta. Hoje até mesmo o esporte se inseriu na festa. A FBA por exemplo, com propósito de abrir o calendário de corridas de rua há muito tem promovido a Corrida Sagrada . A corrida larga horas antes do cortejo.




Sempre bastante contemplada por mim, apesar de baiana nunca havia participado da Lavagem do Senhor do Bonfim antes de começar a correr. Vontade havia, de estar naquela multidão de pessoas, no entanto faltava disposição para encarar. Hoje com a prática da corrida (na qual farei 2 anos de corrida em março) esta já é minha segunda participação na festa e na Corrida Sagrada. 

Na minha opinião esta sempre será a melhor corrida do ano. Não importa sua simplicidade mas a sua simbologia, a beleza da festa, da baianidade, de estar colada ali naquela multidão.

Eu, Lucas, José Amâncio e amigas...
 
 
Ops, falei mais de festa que de corrida. Mas vamos lá... Eu ficaria feliz se conseguisse concluir a corrida no tempo do ano passado, achava que esta façanha não conseguiria por que pouco tenho treinado e diferente do ano passado não estou em treino de base. No entanto por incrível que pareça eu e Paulo chegamos bem. Novamente fiz esta corrida ao lado dele e concluí com 39'35''. Fiquei feliz... por que bati RP nesta corrida, na do ano passado fiz em 39'50''. Comecei o ano bem!!! 




8 comentários:

Lucas Andrade disse...

Oi Dart,

Esse ano também não consegui participar da corrida nem da festa por conta do trabalho mas ano que vem, com fé em Deus, estarei presente.

E nada melhor do que começar o ano de corridas com os amigos e com festa!!

Abs

Daniel X. disse...

Parabéns pelo seu RP!! mas eu vi aqui foi p outra coisa: COBRAR MINHA FITINHA DO SENHOR DO BONFIN!!!

Roberto Encarnação (Bikeselva) disse...

Oxalá possamos correr todos os anos de nossa vida esta maravilhosa corrida.
Abraços!

Rebeca Peleteiro disse...

Dart,
Que inveja. Nunca consigo participar desta prova. Sempre estou trabalhando.

Parabéns pela colocação. Começou com o pé direito.

Abraço

Tiago Antunes disse...

show heim, parabéns!!!! baita corrida!

Alan Ricardo disse...

Parabéns Dart!
Começou o ano bem hein.
ótima corrida.
Tudo de melhor neste ano e sucesso sempre!
Um grande abraço!

CORREDOR DA TERCEIRA IDADE disse...

Maravilha digo eu, minha amiga Dart Araújo! Você escreve com estilo! Parabéns. Ainda não tinha lido seu post, porque depois do dia da corrida estive envolvido com alguns problemas, graças a Deus já resolvidos. Pois é, a Corrida Sagrada é antes de tudo uma festa maravilhosa. Quem participa uma vez não perde mais, como é o meu caso. Foi muito bom encontrá-la e correr um pouco ao seu lado. Espero que essa alegria se repita por muitos e muitos anos!!!Salve, Salve o glorioso Senhor do Bonfim...

Claudene Gonçalves disse...

Puxa, que corrida gostosa hein rsrs. Parabéns, muitas provas em 2012.

Bjs,

Clau
http://misturacult.blogspot.com