domingo, dezembro 11, 2011

Corrida Noturna de Verão

 Detalhe para a lua atrás....


Desde o primeiro de dezembro eu não arriscava uma corridinha pela orla. Não por vontade de ficar em casa, mas por que fui obrigada (pelo médico) a suspender a corrida por uns dias por conta da alergia. Que não me perguntem...mas....continua. Tratando!

Incrível foi constatar como quando estamos sem correr, o tempo passa depressa no sentido de perda de resistência e condicionamento. Perdemos tudo neste curto espaço de tempo. Pelo menos eu, parece que volto a estaca zero.

Não recomendo descanso prolongado....

Tendo sido liberada na sexta-feira  parar correr, decidi que iria participar da Corrida Noturna de Verão. Já estava inscrita  e como fazia um tempo parada seria uma forma de retornar. 

Inscrita para 10km, ainda antes da largada tive oportunidade de mudar para 5km. No entanto influenciada pelos meninos acabei mantendo os 10km e ME ARREPENDI. Foi meu PIOR tempo desde que corro 10km. Até a minha estreia na quilometragem foi melhor. Sinceramente não sei o que houve....deu tiuti!! Mas me consolo com as palavras da minha amiga Sandrinha Grisi "não existe melhor nem pior tempo. Todos os que chegaram fizeram um ótimo tempo".


A largada da corrida estava prevista para as 20h. Mas como havíamos marcado para encontrar Vera Fahel antes da concentração, saímos de casa muito cedo 18:20 - Eu, Lucas (meu namorado), Lucas Monteiro e Paulo Lameira e tive o descuido de não comer antes de sair. ACREDITO que o erro começou aí. Pensava que como faltava muito tempo ainda iríamos parar para comer em algum lugar. Resultado: comi apenas um bejuzinho na rua e tomei uma água de coco. Coisa que no meio da corrida senti.

 Na frente da casa de Vera Fahel  e do local da largada

Mantida nos 10km, quando foi dada a largada eu já estava com fome - QUE VERGONHA. Sempre escaldei quem dizia isso e agora cometo o mesmo erro. Com fome e com cólica - mais uma vez, já é a terceira corrida que isso ocorre e pelos meus cálculos na corrida Sagrada posso estar do mesmo jeito...que meleca viu.


Assim que foi dada a largada saímos juntos, eu,  Lucas, Lucas, Vera, Paulo e por um bom tempo estivemos juntos. Aos poucos Lucas (meu namorado) sumiu, depois Lucas Monteiro, na sequencia Paulo e lá para o 5km quando minha fome já estava para lá de baguidá Vera também "se picou" (na melhor das intenções)....



Eu costumo tomar o gel de carboidrato no 7km, normalmente em provas de dia e quentes. Mas como percebi que o combustível estava pifando, agilizei pelo 5km mesmo e tomei o Carbup. Maldita hora...O gel era de chocolate, o único que tinha em casa, veio no kit da Pampulha e nunca havia provado aquele sabor. Tomei todinho e quando bateu no estômago, que coisa horrível. Muito ruim...Não recomendo gel de chocolate. Horrível.

Se  a coisa não estava bem por conta da fome, não era aquilo que ía passar. Pelo contrário fiquei enjoada. Mas pelo menos segura de carboidrato estava. Reduzi minha corrida, que aliás rápida não estava.
No sentido contrário avistei Sandrinha Grisi, dei um grito e disse vai que te espero. Como já estava sozinha pensei que dava tempo esperá-la. Reduzi mais ainda meu passo, mas nada, nada dela chegar.

Estava tão devagar e quase desistindo que minha sorte foi Leonardo que apareceu do nada...Veio do meu lado e confesso se não fosse ele talvez eu tivesse desistido. A companhia dele seja no papo pelo menos distraiu a minha corrida. Até hoje me pergunto o que houve naquela noite. O clima estava bom, ainda que estivesse ventando era uma noite confortável, mas parece que eu não estava afim. Sei lá....

O evento?? Foi maravilhoso....logo mais comento...
Mas enfim acho que faltou gás, talvez de fato o corticoide tenha me mantido molenga como alguns corredores amigos já tinham me falado!!! Prefiro não procurar chifre onde não tem e seja lá  o que for, é : tomara que pelo menos não precise continuar tomando corticoide. Caminhei durante esta corrida por pelo menos 1km ou 1,5km...Foi meu pior tempo. Mas ainda que seja chato reconhecer o péssimo tempo, ou que eu só enxergue o lado isso. Que fiz ruim.... Sei que foi SUPER VÁLIDO pelo menos voltar a correr. É ASSIM QUE VOU PENSAR e dane-se...

Se quiser voltar a fazer o tempo 56'51' que fiz nos últimos 10km  (30 de outubro) preciso treinar. Caso não viverei de passado.

Valeu a pena reencontrar os amigos corredores que há muito não encontrava. Boa parte na foto abaixo.


E ainda participar do belo evento que foi a Corrida Noturna de Verão. Quem não pode participar do evento realmente perdeu. Esta sim foi a única corrida Noturna em Salvador que deu SHOW. E não elogio a tôa não, por que basta conferir o perfil da corrida no facebook  para ver a quantidade de elogios.

Foi uma corrida super/hiper organizada. Nem corridas no turno da manhã costumo ver trancarem o trânsito como aconteceu. Você não via sequer um carro passando, os corredores ainda que à noite tiveram conforto e segurança. Música na largada e ao longo do percurso (onde tinha DJ). Policiamento...

Enfim foi uma festa linda, que para fechar teve uma bela lua iluminando os corredores.


 by máquina de Vera


Apesar de ter corrido mal, adorei o evento e recomendo a participação nos anos seguintes. 

Após a corrida demos uma esticadinha no Ponto sete para tomar Açaí. Cheguei cedo em casa, dormi 1:50 da manhã e não consigo até agora explicar como no domingo (hoje) acordei às 11:52. Dormi pesado... mais de 9 horas. Que cansaço foi esse??? Teria sido a fome, o bejuzinho?? o que foi???

9 comentários:

Giuliano Carrijo disse...

Bela prova, ótima organização! Parabéns, vc é vencedora porque largou e chegou. O resto, é resto...

Carlos Lopes disse...

O verão é belo

isbela disse...

Oba Dart! Que massa sua visita lá no blog! E que lindo seu! Obrigada, Bela

isbela disse...

Dart,
Que massa sua visita pelos meus desenhos! E que sucesso de blog o seu! Obrigada! Bela.

CORREDOR DA TERCEIRA IDADE disse...

Oi Dart! Ao ler seu relato, por sinal muito bom, senti mais ainda não ter participado dessa corrida! Que pena...
Pois é, vida de corredor (a) é assim mesmo: basta uns dias parados para perder um pouco do preparo. Faz parte, não é? De qualquer forma, parabéns! você terminou a prova e isto é o que importa....

Anônimo disse...

"Que cansaço foi esse??? Teria sido a fome, o bejuzinho?? o que foi???"

Acho que foi Encosto mesmo! E em relação a corrida... Eu sugiro que você deva salgar o tênis, com sal grosso e não refindo, e deixar no sol por 48h para afastar o mau olhado e o olho gordo, que é isso que acredito está pesando em seu pace.

A respeito da disposição e uma melhor energia para as corridas não é o carb-up que te dará esse pique todo. E sim, você fazer todo um tabalho de reenergização em sua vida. Então, de preferência começe colocando pelo pontos que você mais circula pela casa: olho grego, fitas vermelhas e pimenta. Banho de folha só se der, ok!

E tendo mais alguma dúvida quer seja a respeito de corrida ou coisas da vida, me procure! Pois já fiz muito "trabalho do bom" pra corredores não só daqui, como de outros estados também, e os que não estão pegando pódio hoje estão segundo eles fazendo tempos excepcionais, ou seja, trabalho certo e sei o que faço.

Como corredor, gosto muito de ler seu blog e das notícias pós corrida.

Grande abraço e fica a dica!!!


Pai Richard de Oxóssi

Roberto Encarnação (Bikeselva) disse...

Dart,
Vinha sem treinar e somente no dia anterior foi liberada pelo Departamento Médico, largou e completou os dez quilômetros, esquece o tempo e lembra que vc foi para esta prova para usá-la como retorno aos treinos e corrida.
Parabéns e pé na estrada.
Abraços...

CORRIDA SEM LIMITES disse...

Olá Dart!!!
Parabéns,vc foi D+ mesmo em tratamento correu seus 10 km muito bem.
bjs

Carlos Lopes disse...

Desejo um Feliz Natal e um ano de 2012 cheio de alegria