quinta-feira, junho 30, 2011

Estreia da sessão de entrevistas!!!

Tendo em vista a admiração que passei a ter de amigos que fui fazendo, ao longo deste tão pouco tempo de corridas, decidi criar em meu blog uma sessão de entrevistas mostrando a experiência destes atletas, alguns amadores, outros profissionais... Sendo assim compartilho com vocês em primeira mão as respostas do primeiro entrevistado. Antes amigo virtual, agora após a minha primeira  meia maratona, amigo real.

Prazer em conhecê-lo Jorge Ultramaratonista.

 


______________________
Nome - Jorge Cerqueira
Idade – 44
O que faz? – Militar da Força Aérea e Ultramaratonista 
Há quanto tempo corre? – 10 anos
Equipe – FORÇA  AÉREA  
Onde mora –  Rio de Janeiro
De onde é – Carioca – Rio de Janeiro
 ______________________ 


Como surgiu a corrida em sua vida?

A corrida surgiu na minha vida quando entrei para o quartel, mas correr sério mesmo foi em Agosto de 2001.


 Qual a sua maior realização frente a este esporte?

A conquista de minha saúde

A corrida atrapalha ou influencia sua vida? O que ela muda em você?

A corrida não me atrapalha, ela mudou o meu estilo de viver, pois conquistei a minha saúde novamente e também conquistei milhares de amigo(a)s corredores.

Quais são seus horários de treinamento e em média quantos quilômetros costuma fazer por dia?

Normalmente eu acordo as 5h da manhã, treino até as 7 horas e vou trabalhar, e após o serviço tem mais corrida. Quando estou treinando para as Ultramaratonas a quilometragem e os treinos se extendem na madrugada para manter o meu corpo firme nas Ultras e a minha quilometragem semanal chega a 150, 200km.

Você faz alongamentos antes da corrida? Ou pratica outra atividade para ajudar na sua perfomance?

Faço sim um rápido alongamento e logo em seguida um aquecimento...Outra atividade que complementa as corridas é a musculação e os exercícios educativos.

 No dia anterior a corrida como costuma ficar?

Ahhh vejo muitos corredores ansiosos, mas tento manter a calma, procuro me hidratar, alimentar e descansar bem.

 Dentro deste esporte qual foi o fato mais engraçado que já enfrentou?

Foi na Meia Maratona Trilheira em Ribeirão Pires - SP no ano de 2005, a largada da prova era em frente ao SESC no asfalto quando o percurso ia para dentro da Zona Rural e na volta a chegada era dentro do SESC, a organização não colocou Staffes para indicar o local da chegada e com isso um caminhão bem grande estacionou na entrada do SESC e como vinha eu correndo e mais outro corredor não vimos essa entrada e passamos direto, depois de quase 500 metros correndo, nós escutamos alguns corredores nos dizendo para voltar que nós estávamos indo em direção errada, ficamos p...da vida pelo erro da organização e com isso afetou o resultado. Deixei de ir ao pódio na minha faixa por causa do acontecido.

Quais as dificuldades que você enfrenta? (Pode ser na vida ou dentro do próprio esporte). 

A corrida é o maior barato, foi uma pena que virou comércio e os gastos são muitos e a maior dificuldade não só para mim, mas para muitos corredores é o patrocínio.


Qual foi sua maior prova?
Foi na Academia Militar das Agulhas Negras – AMAN – em Resende em Março deste ano em que conseguir correr a Ultramaratona de 24 horas percorrendo 182 Km e 50 metros e ficando em 3º colocado na geral.

Caso tivesse que dar alguma dica para um sedentário que esta começando a correr, o que você falaria?

Primeiro que procure um médico para fazer checkup geral, segundo passar numa nutricionista para checar sua alimentação e terceiro procurar um profissional de Educação Física para que seja orientado. Pois a corrida ao mesmo tempo que é benéfica para o ser humano,  pode ser maléfica caso o corredor não tenha cuidados.


Por fim deseja nos dizer mais alguma coisa?

Muitas pessoas dizem assim eu não consigo correr e também comentam que não conseguem fazer o que eu faço. O problema de muitas pessoas é que elas nem tentam e ficam bloqueando suas mentes, digo que consegue correr sim por que eu sou exemplo disso. No passado eu era magro, "dei mole" e cheguei a pesar 100 quilos, fiquei mal da saúde. Assim corri atrás do prejuízo correndo e fazendo dieta e com 4 meses eu queimei 35 quilos e voltei a minha forma normal. Não foi fácil, mas consegui... 
Então eu digo que um corredor é como se fosse uma casa sendo construída em que o pedreiro vai assentando tijolo por tijolo até ela ficar pronta e é assim também o corredor em que dia após dia ele vai treinando e conquistando km por km...
Seja qual for o tamanho de seu sonho, por mais difícil que seja, nunca pare de lutar, nunca desista, erga a cabeça e siga em frente lutando que uma hora esse sonho será realizado. Foi assim comigo e com vários corredores e assim será com você, isso só dependerá exclusivamente de você.

Algumas fotos do Jorge:



Bons treinos!!!

20 comentários:

Jorge disse...

Dart para mim é uma honra estrear aqui no seu blog, muito obrigado por compartilhar com todos os corredores a minha história de vida, mais uma vez repito vc é uma amiga super especial a qual tive o prazer de conhecer virtualmente a agora nós somos amigos reais...Parabéns pela matéria ficou excelente e espero que através de minha história muitas pessoas possam começar a praticar exercícios...Lhe desejo tudo de bom e que Deus te abençoe e te ilumine, continue mantendo o foco nos treinos...ahhh espero que sua família tenha gostado das fotos e o vídeo...De um abraço no Lucas...Vcs estão de parabéns!!!

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Ivone Teixeira disse...

Parabéns dart pelas rapidinhas e pelo entrevistado que é sempre Show: Jorge sou sua fã e conhecê-lo foi um prazer!

Avicor disse...

Amiga Dart !!
Reamente vc ja começou muito bem , o Ultra jorge é uma excelente pessoa e um extraordinario corredor ., Me sinto muito honrado por ter feito dupla com ele na corrida de Nova iguaçú !!

Abraços e parabéns pelo belo trabalho !!

Romildo

Anônimo disse...

Galera sou Fâ de Jorge, para mim Jorginho 'O' UltrAmigo e Fã de Dart...A Princesa de tenis!Parabéns! Linda matéria com essa personalidade única que Deus colocou para trazer alegria sobre a terra!

Beijos!!!

Sueli
MeiaMaratonista...rs

Roberto Encarnação (Bikeselva) disse...

Dart!
Parabéns pela nova sessão.

Joka disse...

Classe A, mestre Cerqueira !!!! E ainda vai mais longe, pois temos a meta dos 200k no FN... Esquicei não !!!rs Bela reportagem Dart o Jorge é puro exemplo, cabra bom ULTRA !!! Parabéns.

RODRIGO AUGUSTO disse...

Olá Dart, tudo bem. Em primeiro lugar parabéns pela estreia na meia-maratona, vc foi mto rápido p essa distância ! E parabéns pela entrevista, ainda mais começando com o Jorge que é gente boa e belo exemplo se superação pelo esporte. Isso aí mandou bem ! abraços

corridaderuams.blogspot.com

CORRIDA SEM LIMITES disse...

EU quero um dia ter o prazer conhecer Jorge....Sou fã
Dart reporte é sua cara.
bjs
CRIS

Xampa disse...

O Jorge é o cara !!!!!
Muito legal !!!

DAVENTURA disse...

Parabéns pelas rapidinhas e pelo entrevistado!

ULTRA Sandrinha disse...

Adorei a matéria. JORGE é sem dúvida um exemplo de atleta. Um ULTRA de responsa... Quem conhece sabe e quem não conhece tem isso como meta. Tenho o privilégio de ser sua amiga, de ter corrido algumas ULTRAS juntos e achei o máximo essa sessão com ele. Nada mais merecido. PARABÉNS mais uma vez pela MEIA, eu disse que vc daria show no Rio. Nunca mais aceite comentários nem opiniões de pessoas pessimistas e que não acreditam em vc. Elas não acreditam nem nelas mesmo e partem do pressuposto de que como não conseguem, ninguém tb deve conseguir. Enquanto eles falam, CORRA! Bola pra frente porque vc vai fazer sua primeira Maratona logo logo e eu quero estar perto pra ver. E correr pelo menos os 2 primeiros kms do seu lado...rs Beijos, sou sua fã.

Joel dos Santos Leitão disse...

Dart,
A corrida já me propiciou muitas coisas legais, dentre elas as amizades que vamos criando, pessoas que vamos conhecendo, enfim, esse Jorge é realmente um Ultra fora de série.
Gosto muito dessa frase dele, que agora também inseri no meu blog: "se eu posso, você também pode" - acho que é mais ou menos assim que ele pensa, estimulando todos. Foi com as dicas dele que corri a minha primeira ultra.
Você começou muito bem a série de entrevistas no teu blog. Não poderia ter escolhido pessoa mais adequada que o grande Jorge. Salve Jorge!
beijos,
Joel

elis disse...

oi, dart!!!

que alegria encontrar uma entrevista com nosso querido amigo jorge cerqueira aqui em seu blog!

o jorge é um grande exemplo, de ser humano, de atleta!
é alguém que está sempre procurando ajudar!

já recebi muitas dicas e conselhos valiosos do jorge cerqueira!
seu exemplo é inspiração para todos nós!!!

bjs
http://elismc.blogspot.com

Anônimo disse...

Valeu Jorge, Campeão!!!

Melii Fukami disse...

Jorge, pessoa ímpar de coração gigante. Quero muito revê- lo em outras corridas. Obrigada por me fazer acreditar que sou capaz. Te admiro muito, valeu pelos conselhos que me deu ainda estou engatinhando, mas chego lá.... Bjs Jorge e parabéns flor pela matéria.

Melii Fukami disse...

Jorge, pessoa ímpar de coração gigante. Quero muito revê- lo em outras corridas. Obrigada por me fazer acreditar que sou capaz. Te admiro muito, valeu pelos conselhos que me deu ainda estou engatinhando, mas chego lá.... Bjs Jorge e parabéns flor pela matéria.

Jorge disse...

Queridos amigo(a)s agradeço a cada elogios de vcs, pois vcs são pessoas especiais em minha vida, sempre que precisarem e tiver ao meu alcance conte comigo...Acreditem também no potencial de vcs...se vcs fizerem que nem eu fiz, com certeza vcs obterão muitas vitórias que Deus vos abençoe!

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Fabi Dutra a gaúcha carioca disse...

Quero ser igual a ti quando eu crescer Jorge bju meu queridoooo!

jferre.corredor disse...

Parabéns Dart , por mais espaço criado onde os corredores podem se encontrar.sucesso...

jferre.corredor disse...

Grande Jorge,
Um exemplo de dedicação no que faz.saúde,sucesso...
A gente se esbarra nos aterros da vida rs...