domingo, abril 03, 2011

Circuito das Estações Adidas 2011 - Outono: em clima de CALOR!!



Desculpem aqueles que adoram passar pelo meu blog após as corridas, para ler sobre as mesmas. 

Desta vez não início, minha postagem, falando da beleza, da alegria ou distribuindo elogios a todos corredores!!! Desculpem-me!! Mas começo meio que de forma desagradável, mas a fim de alertar muitos corredores. Aliás TODOS e também aqueles aventureiros nesta modalidade de esporte. Não sou uma expert no assunto, mas tento passar o que sei e tenho de experiência.

Meio assustada e relatando sobre os corredores que passaram mal

Para aqueles que não estiveram no Circuito Adidas Outono 2011 em Salvador, a corrida claro foi recorde mais uma vez de inscrições. E o período por sinal encerrou antes do previsto.

Nesta etapa por estar me preparando para uma meia maratona, optei, aliás já venho optando por corridas mais longas. Por isso me iscrevi nos 10k, percorrendo desta maneira aquela segunda parte do percurso da qual eu não fazia antes e que segundo relatos não via a baguaceira que hoje presenciei. De muitos corredores passando mal. 

Neste domingo conclui minha corridinha, com um ar de tristeza... Não por mim, mas pelos demais corredores que durante o percurso passaram mal e que ainda não sei qual foi o resultado dos procedimentos realizados. Há um bom tempo, aliás desde que começou a fazer tanto calor em Salvador, à partir de outubro, muitos incidentes com esportistas vem acontecendo. Foi o que aconteceu hoje, muita gente passando mal principalmente nesta parte a mais do percurso que fiz.

Paulo (amigo inseparável das corridas) e Samuel

Muitos comentaram comigo que naquele percurso a mais que corri sempre acontecia de ter gente passando mall. Mas eu até então não tinha visto nada  além de desmaios em corrida.... Não sei se a diferença foi por que hoje presenciei o que ainda não havia visto...Mas hoje foi feio demais, talvez para mim que não gosto de ver sangue.... Mas vamos aos relatos:


O dia em Salvador amanheceu bastante abafado, quente e no momento da corrida os termômetros registravam 31° C, mas por outros relatos sei que chegou a marcar 36° C.

Iniciei a corrida bem tranquila junto com Emerson (inscrito para os 10km) e Paulo (inscrito para os 5km) o nosso intuito era ir devagar. Eu estava com dor de cabeça e uma rapaz que ficou tonto acabou caindo sobre mim para completar, Emerson com dores no joelho, + o CALOR... Mas enfim seguimos sem pensar em nada...

No km 2,5 Emerson decidiu não fazer 10km e retornou com Paulo, desta forma segui correndo SOZINHA.... Sempre de olho no monitor cardíaco e na respiração que por sinal os dois estavam tranquilos.

 Paulo, eu e  Emerson e sua  turma

Estava mantendo um pace legal, mas ao me deparar com o primeiro corredor no chão pedi cautela a mim mesma, reduzi um pouco e mesmo tendo levado o gel de carboidrato apenas como precaução decidi ingerir. O fato aconteceu no 7km, e o corredor pelo que soube quebrou o nariz, parece que era um senhor, eu só via sangue (muito) no chão e o povo gritando pedindo socorro do outro lado da pista pois a ambulância ainda não havia chegado. (Ao final da corrida me disseram que o mesmo chegou a ter uma parada cardíaca, mas não confirmo. Vocês sabem que nestes momentos rolam muitos boatos).

Segui sem parar e tentando não olhar para o sangue a fim de não entrar em choque com a situação... bebi água e segui adiante, sozinha.....e com alguns homens ao redor.

Já no 9km mais um corredor estirado no chão, o socorro chegou com mais rapidez e ao ingetarem glicose,  parece que reanimaram o corredor e levaram para os médicos. E ao concluir a prova mais corredores passando mal ao redor, uns com estresse de oxigenação, desta forma tremendo e outros mal estar mesmo sendo levados nos braços de outros corredores.

Maria Do Carmo que andava sumida!!!

Agora vocês se indagam qual meu intuito em fazer uma postagem desta. Gente meu intuito é não voltar a presenciar tais situações. No último circuito Adidas Verão em Salvador foram 2 mortes. Na corrida Ecorun outra morte. Isto não é possível!! Temos visto na nossa cidade acontecer muitas mortes de esportistas de fim de semana, esta semana mesmo um rapaz faleceu numa partida de futebol.

Isto esta correto?? Afinal corremos para que??

Qual o intuito de correr, promover saúde ou chegar mais próximo da  morte de forma rápida???Em momento algum estou querendo ser polêmica, nem exagerar...mas de fato tem acontecido.

 
Então meus caros o que tenho a dizer??  
QUE TENHAM CALMA EM SUPERAR SEUS LIMITES...EM CORRER "MELHOR"... E NÃO SE DEIXEM LEVAR POR UMA CORRIDA!!

Hoje conversando com a amiga Sandrinha ela me disse uma coisa que tenho a honra de expor para vocês . Sabe por que ela corre muito e sem passar mal? (O sentido de muito não quer dizer velocidade .... mas distância. E neste quesito Sandrinha é expert, já correu 181km em 48horas). 
Por que a mesma nunca se preocupou e teve vergonha de caminhar em uma corrida. Sandrinha me disse que prefere caminhar numa corrida que sair de ambulância, e foi por isso que conquistou o 2 lugar  recentemente, numa Ultra maratona na Argentina. (Por que a 2 colocada não teve condições de retornar para prova por que estava no ambulatório sendo atendida).


E é por isso meus amigos que dou um conselho: sabe aquele materialzinho que a Adidas nos deu no kit.

Então você teve coragem de ler?? Se não... pegue o seu agora, e veja que juntamente com seu kit veio um Manual para o corredor. Neste tem várias dicas. Aproveitem eeste finzinho de domingo, sente no seu sofá e leia, é uma boa dica que posso dá-los e simplesmente pedir que tomem mais cuidado com as altas temperaturas da nossa cidade.


___________________________
Considerações finais sobre o MEU e o GERAL - Circuito Adidas Outono:

- Tentei manerar na velocidade como percebem e desta maneira fechei os 10km em 01:03:53. Pelo calor e a temperatura que estava GOSTEI!! Mas tô fazendo melhor nos treinos. Infelizmente meu amor não foi nesta.

- Sugiro a O2 que realize corridas em Salvador com largada mais cedo. Não dá para corrermos neste horário com temperaturas tão altas, caso não os resultados são estes como os de hoje.

Temos de correr e cruzar a linha  de chegada assim:
Feliz:




Quando isso não ocorrer algo de errado tem em seus treinos...


26 comentários:

Robson Almeida disse...

Realmente Dart, o calor estava insuportável, temos que ter muito cuidado mesmo. Adoro seus comentários, outra coisa que percebi é que a Adidas desta vez, não colocou as tendas de massagens, não fez sorteios e os ganhadores só ganharam troféus? Se continuar assim imagine na próxima?.

Abraços!

Dani disse...

Oi Dart,

Aqui em Curitiba tb tivemos hj o circuito adidas, mas ao contrário daí o nosso clima estava bem gostoso.

Bjos,
Dani
correndoemagrecendo.blogspot.com

Samuel disse...

Apesar do calor fez um excelente tempo. Como fiz o percurso menor quando passei pela tenda médica já tinham duas pessoas em atendimento e quando foi embora vi uma ambulância em alta velocidade socorrendo alguém. Acho que começando a corrida mais cedo seria melhor, porém a empolgação das pessoas tem sido maior sendo imprudente.
Parabéns pela prova.

CORRIDA SEM LIMITES disse...

Dart
Parabéns a vc pela corrida. Achamos que muitos desses problemas acontecem por imprudência de alguns corredores que tentar fazer um ritmo que não estão acostumados/treinados.
Bjs e boa semana

--*´¨)¸.·´)¸.·*´¨ducau13 disse...

É isso aí Dart. Além da falta de conhecimento de alguns atletas quanto ao preparo necessário para determinadas provas, a organização também deve repensar o horário. Nós sempre estamos reclamando do calor na nossa cidade e pedindo provas com início às 07:00 e os organizadores não nos ouvem. As consequências estão aí.
Beijão
@ducau13
http://nacorridaparaavida.blogspot.com/

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Dart boa noite, realmente o que vc relatou aqui é um absurdo, mas muitas coisas acontecem pq também o corredor não toma cuidado e como essa corrida da ADIDAS virou moda dá nisso, aqui no Rio ela é chamada de corrida da MODA por esse motivo, muitos corredores não tem treinado como se deve, não adianta uma só pessoa pedir aos organizadores para colocar a corrida mais cedo, pq isso não interessa aos patrocinadores, se colocar a largada mais cedo o povão não vai para a rua e não vai ver o comercial das corridas e etc e etc, o que vale é todos os corredores se unirem e lutarem por essa causa, E se possível até fazer um boicote, também recomendo a treinar no sol para adaptar o seu corpo a isso e caso não de para treinar no sol, quando a corrida tiver quente assim a sugestão é ir devagar como disse a nossa amiga Sandrinha. Que isso teve corredor que caiu em cima de vc? Espero que vc esteja bem? e também espero que esses que passaram mal já tenham se recuperado...Ahhh em tudo que fizemos em nossas vidas temos que estar com o PLANO A e o B em mãos e se possível o C, pq caso não funcione o A vc tem mais dois para utilizar, mas muita gente não tem consciência e dá nisso né.

Cada corredor tem seus momentos de superação e limites mais cada um tem que saber utilizar, quando eu corri a minha 2a maratona em 2004, quando eu cheguei no km 30 eu senti que iria apagar, imediatamente eu parei e sentei no chão e comecei a dar tapas na minha cara, muita gente que passava na hora pensava que eu estava doído, mas não estava doído não na época a revista CR disse que tinha que se hidratar bem em todos os postos de hidratacao e eu inexperiente e como estava bastante calor eu me enxarcava de água e agora esqueci o nome, mas tem um nome técnico para isso, dai ainda bem que eu parei e após 5 minutos eu melhorei e comecei a andar completando a maratona trotando...O problema que eu só ingeria água e não mais suplementos e como estava calor deu nisso...

Bom ainda acontecerá muito disso nas corridas até os corredores se conscientizar, infelizmente é isso mas vamos torcer para que esse cenário mude.

Bom minha amiga parabéns por mais uma competição concluída e bons treinos a Meia tá chegando hein e aí preparada???

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Vivendo a Vida Correndo disse...

Dart, fica o alerta, só faça atividades físicas depois de consultar um médico e se possível faça um eletrocardiograma.
Graça a Deus, nunca presenciei nenhum acontecimentos com estes.

Dart Araújo disse...

Então Jorge realmente um corredor caiu em cima de mim, mas antes mesmo de iniciar a corrida. Ele estava em cima de um canteiro e acho que com o sol ficou tonto simplesmente caindo sobre minha cabeça, que graças a Deus não desquilibrei e nem cai. O mesmo foi ao chão e meu conselho a ele foi que não corresse.

Concordo com todos vocês que o problema esta na imprudência do corredor. Graças a Deus sou bem prudente e vou devagar...mas sabe por que sou assim? Por que já passei mal uma vez. E hoje corro com a cabeça que em alguns momentos não me ajuda muito. Por que chego a ser besta demais e não acreditar em mim.

De fato acredito que todo corredor precisa passar por exames, e é por isso que quando acontece qualquer coisa tô correndo para saber por que tal coisa ocorreu. Se estou com mal estar na musculação, paro e vou para casa.
No mais é isso galera.

fagnercavalera disse...

Acho q a imprudências dos "corredores" é o fator determinante para q situações como essa q vc presenciou aconteçam! Apesar de não fazer treinos específicos de corrida, tenho uma boa resistência e vou sempre respeitando os sinais que meu corpo vai me dando! Graças a Deus nunca passei por uma situação de mal estar e cruzar a linha de chegada é sempre minha maior vitória, independente de tempo, colocação...

Lucas Andrade disse...

Oi Dart,

Eu também vi muita gente passando mal por ter forçado a barra achando que o sol não estava tão forte.

Eu fui no começo puxando bem o ritmo mas quando percebi o calor tomei a decisão de me preservar pra outras corridas.

Tem pessoas que não conseguem medir o seu limite e chegão nesse estado. Tudo tem que ser revisto pelo corredor durante a prova.


Parabéns por ter concluído essa pedreira que foi hoje!

Abração

Lucas Andrade
http://varapido.blogspot.com
@lucasandradeti

Rebeca Peleteiro disse...

Dart, O post ficou muito bom.

Foi muito triste ver pessoas passando mal da forma como nós vimos. A prova que tem o objetivo de ser um dia de comemoração, vira tristeza.

Eu encontrei um colega que não tinha treinado nada e ía correr os 5K mesmo assim. É uma pena as pessoas levarem a corrida como uma moda, ou como ser chique falar que é corredor. Estão indo contra a própria vida.

Eu tinha a meta de fazer abaixo de 1h, mas terminei em 1:04:14. Sou prudente, sim e ouço o meu corpo. Quando vejo que estou indo além, diminuo o meu ritmo.

As minhas melhores marcas foram em dias mais frios. As corridas aqui em Salvador deveriam começar às 07:00h, sim.Treino cedo com minha mãe e o calor de ontem castigou muito.

Uma ótima semana.
Valeu pelas dicas.

Luciana disse...

Triste né Dart!!! Na Volta da Pampulha tb vi muitagente passando mal. Tb tava muito quente a abafado. Eu passei mal após a corrida mas eu errei tomando muita água, somente água. Eu li que se tomarmos muita agua tb desidratamos pois não repomos os eletrólitos, sais. Lição!!!

Bjs

Lu

Alan Ricardo disse...

A corrida da Adidas é muito bonita.
O povo todo de verde passando pelas ruas isso é muito bonito.
Parabéns Dart!
Um grande abraço!

Alexandre disse...

O corredor que desmaiou no 9 km e foi removido de ambulancia já treina há 1 ano. Faz acompanhamento cardiológico e nutricional. Já participou de varias provas de 5k, a ultima Salvador Life (24'42") com o tempo nublado bem favorável. Muitas tambem de 10k : Adidas, Fila Night Run, Pague Menos, D'aventura. E em 2010 18k na Volta da Pampulha. Se alimentou bem na noite anterior, no dia da prova - 2 horas antes - e dormiu bem 8 horas. Portanto se tratava de um corredor experiente.
A hidratação pode nao ter sido bem planejada, o gel, ingerido no 7,5km associado a água, pode nao ter caído bem, faltou o isotonico ?? Quem poderá dizer...
Neste momento ele ainda se encontra internado realizando uma investigação cardíaga para tentar determinar o que causou a síncope. Pois, sabe-se que faltou hidratação, mas com alguma coisa associada.
Fica de alerta que TODOS estão sujeitos a acidentes, mal súbitos, infartos, desmaios durante as corridas, e que a prevenção se dá com uma pesquisa cardiológica mais completa realizando o ECOcardiograma e a ergoespirometria. Mantendo os treinos regulares e progredindo gradativamente. Além de realmente correr
num ritmo confortável. Corrida deve ser encarada como prazer, onde voce conhece e se relaciona com muitas pessoas e faz grandes amigos.
O corredor que desmaiou treinava regularmente num ritmo confortável de 5'30" a 6'00"/min e nesta corrida mantinha um ritmo de 5'00" a 5'20" para melhorar seu tempo anterior. Infelizmente não foi dessa vez.
Cuidem-se enquanto me recupero pra encontrar vocês novamente nas pistas...
Se Deus quiser e os cardiologistas deixarem, nos
encontraremos na Fila Night Run em maio.
Beijos e abraços!

Ale

Dart Araújo disse...

Oi Alexandre pela mensagem anterior ficou subentendido que você foi este corredor que passou mal. Estou certa? se sim, obrigada pela mensagem que deixou, muitas vezes acontecem estas coisas e nem sempre sabemos qual foi o paradeiro.

E se foi você desde já desejo uma boa recuperação e se possível pediria que nos explicasse melhor o que houve, claro se desejar. É sempre bom deixamos dicas e até mesmo servem para nós. Tem coisas que veem a acontecer e nem os médicos sabem informar o que houve. Pessoas que levam uma vida sadia e de repente acontece um mal estar do nada.

Você correu 10km? ingeriu gel de carboidrato? o que houve.
Ano passado eu deixei uma mensagem no blog de um senhor que veio a falecer depois de passar mal numa maratona e detectaram que foi problema nos rins. É tão ruim por que as vezes somos tão certinhos, fazemos acompanhamento e justamente vem a acontecer isso.

Nesta corrida não foi um ou dois que passaram mal, vi diversos e sei que o sol contribuiu.

Caso você possa e queira deixar uma mensagem em meu blog, até mesmo como postagem, sinta se a vontade, me escreva dart_ufba@yahoo.com.br
estarei disponível .

Abraços e boa recuperação, espero muito e desejo que esteja na Fila Night
de fato seu tempo estava excelente. Eu tenho perdido velocidade por conta da meia maratona

Alexandre disse...

Olá Dart,
Eu estava correndo 10km, comecei forte a corrida, 5min / km, mas em função do calor não consegui manter. A partir do km 5 o pace caiu pra 5' 30"/km. No 7 km comecei a andar pra ingerir o gel com água por uns 500 m. Retornei a corrida no ritmo anterior, diminuindo quando necessario. Nao senti dores, mal estar, tontura ou qualquer sintoma que ME alertasse de um possível desmaio.
Acordei já no Hosp. Da Bahia onde fui muito bem atendido, com quadro de desidratação. Mas associado a isso algum outro problema. Estou no Hosp. Santa Isabel investigando.
Como relatado no primeiro post anterior, nao comecei a correr domingo.
Todos estão sujeitos a um problema em provas nas condições da Adidas Outono, com um calor de 30 graus na largada 7:30 h. O que devemos fazer é alertar os organizadores que, em Salvador, a corrida deve começa 6:30h ou ocorrer a noite, final da tarde...
Fica tambem o alerta para os corredores iniciantes e pra aqueles que nao realizam seus exames com freqüência. Um exame completo com um profissional médico do esporte é muito importante. Um simples eletrocardiograma não é suficiente. Aqui no Santa Isabel é excelente e tem todos os recursos para realizar qualquer tipo de exame cardiológico.
Bem, espero ter contribuído um pouco com a minha
experiência.

Dart Araújo disse...

Alexandre será que seu mal estar não decorreu do parar para caminhar? Da vez em que passei mal foi justamente quando parei, o médico me disse que não se deve parar de uma vez, e sim ir trotando, pois se para você desmaia. Então significa que você ainda foi desmaiado para o hospital?
Mas não foi você que recebeu ainda glicose no momento? Por que do outro caso que sei o rapaz chegou a receber glicose.

Obrigada por deixar as informações no blog, após sua recuperação, caso queira escrever sobre sua experiência, teria enorme prazer em postar em meu blog. Sou muito cuidadosa neste sentido justamente por ter passado mal em um treino, e olhe que nem estava forte assim, acredito que num pace de 5'30''. O ideal também é não começarmos tão forte.

Após realizar exames, pergunte a se médico o que mais ele sugeriria. Eu geralmente fazia uma alimentação legal, até pão comia, mas após ir ao nutricionista ele disse que a alimentação que eu faço é demais e poderia me dar ânsi de vÔmito, coisa que nunca tive. Cada corpo é um corpo para você ver. Sei também que não se deve beber tanta água pois pode dar hiponatremia, o ideal é beber de acordo com necessidade.

Mas naquele dia era muito calor, reduzi bastante ao ver todos estes casos, tanto que cheguei em 1 hora e 3 minutos.

Faço vários exames, tipo hemograma, para saber taxas de tudo, ainda de proteína, albumina e como indicado o nutricionista além de recomendar o gel de carboidrato, sugeriu uso de BCAA. Também corro com uma pulseira de identificação, onde consta telefones, tipo sanguineo e meu RG e ano de nascimento. Em postagens anteriores você pode ver a mesma e nas fotos, no meu braço.

Mas enfim como você disse nunca se sabe. Tiveram casos de pessoas experientes passarem mal e inexperientes.

Na avaliação da Adidas também sugerir inicio mais cedo, assim como fiz muitas criticas. O importante foi que pelo menos nesta aumentaram ambulâncias.
Desejo ótima recuperação Alexandre e o blog esta aberto caso queira falar sobre sua experiência aos demais corredores tenha certeza que será de grande ajuda. Mas por sinal qual sua idade, desculpa me intrometer.

Forte abraço Alexandre e ótima recuperação. Desejo melhoras e que logo esteja de volta.

Alexandre disse...

Dart,
A fisiologia individual, os fatores climáticos, o próprio dia... Já fiz corridas mais fortes e em condições semelhantes e nada ocorreu, enfim...
Parabéns pelo seu blog!

Sou carioca, tenho 39 anos, e já resido em Salvador há 9 anos.

Abraços

Dart Araújo disse...

Obrigada Alexandre!! Seja sempre bem vindo ao meu blog.

Forte abraço.

Em junho estou indo correr uma meia maratona na cidade maravilhosa, sua terrinha. Espero que consiga completar.
Confesso que a mente negativa tem me pegado, como digo as pernas correm mas o mais importante é a mente. Desde que passei mal uma vez nunca mais fui a mesma.

Roberto Encarnação (Bikeselva) disse...

Ola, Dart!
Realmente se as pessoas levassem a sério aquelas recomendações de manuais de corrida poderiam evitar essas situações. A coisa não é querer fazer o ritmo de qualquer jeito (principalmente no caso de muito calor) é gradativamente ir conquistando novos patamares sem agredir o corpo.
Parabéns pelo bom senso de reconhecer uma situação extremamente adversa e saber adiar o dia de dar tudo de si em buscas dos RPs.
Abraços

Claudio Vieira disse...

show de bola seu blog, primeira vez aki d inumeras....

Claudio Vieira disse...

Olah Dart,

grato pelo seu comentario, tb gostei do seu blog, agora estou em um novo mundo, pedi a um amigo que faça uma reforma estrutural no meu blog, realmente fica muito cansativo ler com aquelas cores escuras. obrigadão e treine muito para a meia maratona.

obs: vou disponibilizar meu e-mail no blog.

Claudio Vieira disse...

Bom Dart, pela minha contagem rapida e de cabeça, inscrito eu devo ter feito cerca de 8 meias... este ano busco a grandeza de uma maratona...

a grande dica que dou é.... tenha força psicologica... se vc tiver um lado psicologico forte vai completar tranquilamente, pelo que vejo a golden four sera o tempo todo em percurso plano e a beira mar, sem grandes dificuldades. entao contenha a pressa de chegar, mantenha o seu pace e gloria sera infinita.

abcs

Marta Glácia Lima disse...

Dart!!

td bem?!

vc é msm uma figura, viu! todo dia me invenat uam novidade!!
a
gora vc corre? t bom!

ja to na torcida!!

bjos

Dart Araújo disse...

Nossa Marta por onde você andava durante todo este tempo???

Faz mais de um ano que corro na rua, sem contar de quando comecei na esteira, deve ter pelo menos 1 ano e 10 meses...

Tente se atualizar pelo blog, tem muita corrida massa que participei.
Em junho com fé em Deus concluo uma meia maratona.

Beijão e querendo correr chegue perto

comprar curtidas disse...

Muito bom o blog, adorei. Muito interessante!!