quinta-feira, dezembro 16, 2010

Vou correr na 86º São Silvestre!!!! piada?


Geralmente costumo comentar em meu blog provas que irei participar, no entanto nesta postagem venho como forma de "solidariedade" aos demais corredores, (ou quem sabe futura corredora desta prova) tratar de um assunto que fiquei sabendo hoje a tarde e assim como outros corredores fiquei indignada.

Diz respeito as novas informações fornecidas pela Yescom sobre a 86ª São Silvestre, na qual  uma delas se refere a entrega das medalhas antes mesmo da realização do evento. Nossa gente, para mim isso foi o Ô da corrida. Imagine para as pessoas que se preparam o ano inteiro para correr a São Silvestre, todo aquele entusiasmo e também aquele "encher de boca" em que se diz "vou correr a São Silvestre". Saber agora, após já ter sido realizada a inscrição, e em que no regulamento inicial não dizia tal claúsula, percebam o que havia nas considerações gerais da prova:

a. Todo ATLETA que completar o EVENTO dentro do tempo máximo previsto receberá uma medalha de participação.

Ou seja como o próprio corredor blogueiro Joel  afirma em seu blog poderíamos até mesmo (eu não me incluo por não estar inscrita) recorrer o direito do consumidor. O corredor assina um contrato e ao final mudam as claúsulas. Isso não pode, visto que o corredor já não pode rescindir o contrato.

Ao meu ver torna-se muito desmotivante uma corrida em que a entrega de medalhas se faz antes do evento. Por mais desorganizado e bagunçado que seja pegar as medalhas depois, acho que para quem corre uma São Silvestre vale a pena a "bagunça", pois tudo é festa quando se conclui a corrida. E é a corrida.

MAS AGORA ATÉ EU VOU CORRER A SÃO SILVESTRE!!!

Tô encomendando minha medalha, vou comprar...kkkkkkk!!!!Quem quiser, faço qualquer negócio.Pois agora vou correr a São Silvestre sem me cansar.

Vou relatar uma pequena experiência pela qual passei ainda este fim de semana  e que serve de exemplo, não para pessoas que correm São Silvestre, mas que é um motivante devido a tão deseja medalha. Todos querem a "MEDALHA".

No domingo participei de uma corrida, a Runfest, na qual eu estava numa boa posição  entre as corredoras da categoria geral. Ao cruzar o pórtico, uma amiga da minha equipe me disse "Dart uma corredora cortou o caminho, você é a 5º colocada do geral mas a menina cortou o caminho e passou pelo pórtico antes de você". 

Penso eu o que leva uma pessoa a se enganar?? E ainda voltar ao pórtico como se estivesse sendo honesta? 

Senão a medalha??

Agora imaginem a SÃO SILVESTRE entregando medalhas antes, sem graça, muito sem graça. Não tem o menor sentido. Como se pode ganhar uma medalha de participação sem participar??? Por isso posso dizer que corri a São Silvestre, basta eu comprar meu kit, ou então enviar um corredor em meu lugar!!

Vou estar em SALVADOR e ao mesmo tempo CORRENDO A SÃO SILVESTRE!!!

8 comentários:

Jorge disse...

É Dart correr tá ficando complicado, demais, obrigado pela ajuda que vc tá dando vamos ver se isso muda é um absurdo que isso esteja acontecendo. Uma verdadeira palhaçada que essa Yescom tá fazendo.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Alan Ricardo disse...

Isso é um absurdo mesmo.
Imagine eu vê um gordão com a medalha da são silvestre no peito sendo que o individua nunca correu nem 20 metros... ridículo isto.

elis disse...

oi, dart!!!

vamos protestar mesmo contra essa ideia maluca da yescom!

e essa garota que cortou caminho... que coisa feia!
não sei qual é a graça disso!
ah, só tem graça se correr cada metro da prova;)


bjs
http://elismc.blogspot.com

Dart Araújo disse...

Pois é Elis mas a menina depois foi desclassificada e eu fiquei na 5 posição do geral, pena que o evento só premiou até a 3 colocada. Outro absurdo...risos! No geral é comum premiar até o 5. Mas pelo menos sei que fui bem.

Calma Alan, eu conheço muitos "gordos" que correm e muito bem.

Jorge concordo com você e por isso, sendo solidária escrevi esta postagem, por achar um absurdo tal atitude. Acredito que até o dia da corrida a Yescom mude de atitude. é o que esperamos.

Daniel Gonçalves disse...

Discordo da medalha ser entregue antecipadamente, caso essa medida se torne uma prática rotineira. Não abomino a decisão da Yescom de entregar a medalha na EDIÇÃO 2010 porque entrará na HISTÓRIA como a PRIMEIRA CORRIDA DE SÃO SILVESTRE em que isso foi feito. Não falo isso em tom de mérito, mas sim na qualidade de ser algo único, pois duvido que essa prática ocorra novamente. A medalha é um certificado de conclusão de algo em que atingimos todos os requisitos para merecê-lo, nisso eu desaprovo por completo a medida da organizadora. Sem contar a sensação de ansiedade, surpresa e estímulo de completar a prova que vai para o “espaço”, pois não teremos o que almejar “materialmente” falando. Por outro lado, não é tão ruim assim, pois não corremos em função da medalha e sim em detrimento do prazer pelo esporte, pela confraternização com familiares e amigos, pela festa, pela realização pessoal e por termos saúde para estar num evento em que muitos gostariam de estar. Nem todos tem a oportunidade que estamos tendo, portanto, seria um equívoco reclamarmos disso. O protesto é livre, cada um reage da maneira que lhe convir, porém, o regulamento está disponível antes de efetuarmos a inscrição. E a salva guarda da organização está no item em que eles podem fazer alterações a qualquer momento. Não estou defendendo a organização, estou apenas deixando de contestar algo que eu concordei no ato da inscrição. Vamos lá pessoal, é época de festa, não deixemos que isso nos aborreçam no último dia do ano. Não nos preparamos para receber medalha, nos preparamos para concluir a meta estabelecida (15Km). Repito: por questão de honraria ou maneira simbólica de congratular o atleta que terminou a prova, sou da opinião que as medalhas devem ser entregues ao final, mas já que na São Silvestre será antes, experimentemos essa medida, não será sempre mesmo!

Pessoal, muita gente está fazendo uma tempestade pela questão da medalha. Ninguém aqui é o Muttley, que faz tudo por medalha. A medalha é um objeto simbólico. Por exemplo: eu já paguei a conta no restaurante no ato do pedido, não foi ao final como costumeiramente a maioria faz, isso não quer dizer que eu não pagaria se não gostasse da refeição. Estou percebendo que as pessoas estão vidradas no pequeno "objeto" e não na disposição física e mental de percorrer o trajeto, ver o mar de gente que cercam os atletas em praticamente todos os pontos do percurso, em poder saborear cada quilômetro vencido, cada aplauso e incentivo que recebe ao longo do caminho, enfim, não podemos concentrar todas as atenção no recebimento da medalha, tá certo que ela foi imortalizada com o símbolo de uma conquista, mas as pessoas estão confundindo essa questão e perdendo a noção do verdadeiro propósito de participar de um evento no último dia do ano, no encerramento de um ano vitorioso para um ano que tem tudo para ser melhor. Os mais exaltados com a decisão dirão que o meu discurso é positivista, mas se eu não pensar em ser positivo, o que devo pensar? Existe uma sugestão melhor? Quer dizer que dane-se tudo, o que importa é a bendita medalha no final? Eu sou um crítico da São Silveste, sei das suas deficiências, sei que outras organizações a superam em vários aspectos, mas pelo clima, pela confraternização, pelo grande número de adeptos de outros estados, enfim, acabo sempre fazendo a inscrição e essa será a minha 8ª (oitava) participação (inscrito).

Acho que algumas pessoas não estão tendo a visão periférica do assunto e, deixando assim, de priorizar o verdadeiro propósito do esporte.

Cris Hallsr disse...

Olá Dart, vi o link para o seu blog no site do amigo fábio namiute e adorei, já estou te seguindo,kk fiquei sabendo ontem também dessa história e achei o Ò DO BOROGODÓ! é só palhaçada mesmo, ng merece, acho que até eu vou pra são silvestre agora,kk
Abração, bons treinos !

Rogério Souza disse...

Oi Dart,
Aqui é o Rogério, sou de Salvador e também corredor amador como vc.
Estou tentando fazer a inscrição da Corrida Rustica da Praia do Forte, vc tem alguma informação de como se inscrever?
Contato: rogerrei@hotmail.com
tel: 91418584.
Grande abraço e vamos correr.
Rogério.

FELIX GOMES disse...

Amigos não fiquem bravos atoa por que o que interessa não e a medalha todo corredor sabe disso ABS