sexta-feira, novembro 05, 2010

ABAIXO O PRECONCEITO e DIGA SIM A DIVERSIDADE!!


Texto por Dart Araújo

É gente infelizmente tenho dado uma parada nas postagens sobre corridas para tratar de temas diferentes das alegrias do esporte. Mas continuo treinando, fazendo os exercícios educativos (bastante difíceis) e tentando melhorar.

Motivos tristes me levam a parar com as postagens e falar sobre um assunto mais polêmico. Paro para ter uma conversa séria com as pessoas que passam pelo meu blog, que circulam pela internet. Sei que  consideravelmente possa ser uma quantia pequena de visitantes, que passam por aqui, no entanto tento fazer uso deste pois é o meu melhor espaço de diálogo com todos.

Nos últimos dias tenho lido e relido mensagens, principalmente de twitteiros que circularam pela internet  espalhando ódio e preconceito. Ainda tento entender os motivos que levaram a muitos transparecerem tamanha raiva de nós nordestinos, tento compreender o que levou a alguns xingarem nós mulheres baianas, nos chamando de vagabundas e até então nada me leva de fato a entender. Aliás motivo sabemos:  Dilma vitoriosa !! Mas não justifica, somos um país DEMOCRÁTICO. Por isso respeitem  nossa opinião como nós temos de respeitar a de vocês.

Poxa gente me entristece saber que temos um  país tão diverso, que até os outros países nos  invejam e nos valorizam neste sentido. Muitos até vindo morar no Brasil por acharem nosso país maravilhoso. Muitos por adorarem esta diversidade de cores, de raças, de paisagens, regiões. É  mas que num momento como este  demonstra um país completamente incolor (sem vida). Vira uma espécie de "guerra  civil" interno por motivos eleitorais. 

Só me digam uma coisa. É esta a cara do país que vamos mostrar na COPA de 2014?? Um país preconceituoso???E completamente despreparado para receber outras raças, outras culturas??

Se não damos conta nem das raças e culturas presentes em nosso país. IMAGINEM receber outras. Vai ser um pandemônio...As pessoas se maltratando? Se estapeando... sei que não devo generaliza e claro por favor não generalizem meu texto.

Confesso gente que passei por alguns poucos países, como França, Suécia, Dinamarca, Portugal, Inglaterra e nunca em momento algum fui discriminada. Falo no sentido em discriminação racial (que foi uma das circuladas pela internet),  em xenofobia nada disso. Que até tenham tido seus pré conceitos em mente, no entanto sempre me trataram muito bem. A única espécie de discriminação que posso ter sentido ou que tenha sido impressão minha, foi com relação a todos pensarem que brasileiras são GP, nem preciso decifrar né. Pois é, mas pode ter sido impressão. E como não teriam pensado se é essa é a imagem que  passamos do Brasil, que somos apenas FUTEBOL, e BUNDAS... e sabemos que não somos só isso. Temos tanta riqueza, mas infelizmente pouco divulgada.

E agora temos  mais uma má impressão a passar, pensam que não, mas é verdade pois já circulam notícias sobre o acontecido nos demais países. Brasil que não se cuide. 

O PRECONCEITO, um PAÍS DEMOCRÁTICO PRECONCEITUOSO!! Contraditório dizer isso...

Mas é o que posso afirmar quando vejo atitudes como estas vindas de jovens. Como diz o próprio autor Michel Blanco todas  mensagens em grande parte vinda de jovens de 25 anos. Pensei que imagens como estas tinham ficado para meus avós, mas não parece. Apesar de tentarmos educar as crianças contra atitudes de preconceito, parece que cenas influenciadas pelos pais continuam a prosperar. " Parecemos recuar 50 anos em relação a direitos civis. Houve até o retorno de mortos-vivos, grupos pouco representativos e de triste memória. Não bastasse o proselitismo religioso, a ação das militâncias, oficiais e oficiosas, a campanha na internet descambou para baixaria geral." 

E mais que isso, hoje só  falamos em separação de classes, e sabe como esta separação é feita?? Pelo que se consome. A moçada deixou de dar valor aos bens morais para dar valor aos bens materiais,  essa seria de fato a justificativa para atitudes impensadas...?

E  o que fazermos para melhorar?? Punir seria o melhor?? Será que realmente adianta... Se temos uma constituição que nem menos poda atitudes como estas o que mais faremos? A justiça ficará empilhada de processos do tipo, mas nada se resolverá. Penso que alguns twitteiros já até se arrependeram do que falaram, a própria Mayara Petruso a que ficou mais conhecida também ficou prejudicada. Mas seria mesmo o melhor...?

Bastante enraivada com o acontecido, conversando com minha mãe e desejando o pior para estas pessoas, ela disse: "Ô Dart isso deve ser atitude de gente desequilibrada, de gente com uma mente ruim. Deve até ter problemas e a gente não sabe, melhor deixar quieto". 

Perá lá né gente virou moda dizer que é desequilibrado, que é isso que é aquilo para se tentar fugir de situações punitivas. Acredito sim que tenham pessoas com problemas e que deva se levar em conta o contexto de cada, mas daí dizer que todos os usuários envolvidos nestas mensagens grosseiras e em ações similares a estas apresentem algum problema de saúde?? Será?

Onde será que mora o problema?? Na educação, em que? Precisamos com muita urgência saber, pois caso nossas crianças continuem a crescer vendo a atitude destes jovens pela internet não sei o que será do nosso pais. Sabemos que mundo afora se fala em guerra e isso se torna comum ouvir nos noticiários, mas tomemos conta dos problemas que afetam nas proximidades. Tomemos conta do nosso país. Das nossas crianças, jovens, desequilibrados ou não. 

Agora além de termos de pensar na fome, na miséria que assola  o país  preciamos nos preocupar com a XENOFOBIA. Com o que estes "babacas", desculpem o uso do termo,  filhinhos de papai  que não tem o que fazer andam desejando a nós nordestinos. "Palhaços"! Não sabem o que falam quando desejam fome para os nordestinos, desejam seca... "Idiotas" olhem para a "merda" que sai da boca de vocês. Tanta gente necessitada, mal no nordeste, sim se é essa a imagem que vocês tem e pensam de nós. Mas pensem são SERES HUMANOS, não merecem seca alguma, não merecem morrer afogados (como desejaram) e muito menos se refugiam em SP por que querem. Tratam-se de pessoas solidárias que quando veem vocês precisando, não cruzam os braços e sim fazem mutirões para ajudá-los. Cansei de pegar engarrafamentos por causa de mutirões ali na ladeira da Cardeal da Silva, simplesmente para entregar e levar alimentos, roupas a vocês que não sabem cuidar da enchente quando afeta a região de vocês. Agora vir falar mal de um povo BOM???

Ninguém NUNCA sai da nossa região linda por que quer.  Então não falem asneiras, pois muitos  sim saem desta regiãozinha aí, para vir curtir nossas praias, nossas belezas e pagam caro por isso. Agora vir dizer que "vocês pessoas brancas de classe média alta vem fazer turismo em nossa região comer as baianinhas vagabundas." Olha sinto te dizer será que na tua região você não tem capacidade de pegar mulheres belas como nós baianas. Precisa trabalhar o ano todo para na férias conseguir pegar uma linda daqui, uma analfabeta como dizem? Valorize-se meu amigo...risos!! Use a inteligência que acha que tem. Não gaste seu dinheiro com uma mina que não poderá levar no final. Valorize uma gatinha da tua região já que as nordestinas são vagabundas, como pode chamar uma de vagabunda e ao mesmo tempo querer levá-la. Contraditório. Gaste seu dinheiro com coisas mais adequadas.

Desculpem-me o baixo nível apresentado no parágrafo acima, mas em determinados momentos é preciso se utilizar de preposições, conjunções, verbos, palavras que faça este povo acordar. Claro que sem querer ofender ninguém, este não é meu intuito. Mas precisamos fazer este povo talvez se calar. Melhor de boca fechada que aberta.

Então começa a campanha, se for falar "MERDA" melhor ficar calado. Será que funciona? Besteira minha...ôh gente vamos educar este povo. EDUCAÇÃO PARA TODOS!!! Acho que daqui uns dias teremos de criar políticas públicas de incentivo ao combate ao preconceito...oxente!!! Claro que isso já é levado. Mas não tá surtindo efeito. Então chama o combate... Acho melhor mesmo eu acabar esta postagem por que se não ninguém terá paciência de concluir.

Que tal um GRITO: DIGA NÃO A QUALQUER FORMA DE PRECONCEITO, A XENOFOBIA, A BRIGAS RACIAIS.

Vamos VALORIZAR A DIVERSIDADE....POR FAVOR SERES HUMANOS AJUDEM!!!

ps: ao longo do texto ironicamente fiz incitações de xenofobia, mas declaro que sou uma pessoa contrária a este tipo de atitude e minha intenção é chamar atenção do leitor.


5 comentários:

Diego Run disse...

Parabéns pelo post. =)

Luciana disse...

Apoiada, te mandei um e-mail.
Bjs
Lu
www.lucorredora.blogspot.com

Jorge disse...

Dart o brasileiro é muito complicado, o que está faltando nas vidas dessas pessoas é DEUS dentro delas, também o problema que tem acontecido que os brasileiros não são unidos, pois se soubessem que tem essa arma na mão tudo iria ser melhor, por exemplo se uma pessoa tem um bom status dinheiro e outra não que se dane essa pessoa menos favorecida é assim que as pessoas pensam, mas vamos torcer para que essa situação mude um dia...Parabéns pelo execelente texto.

Boa semana e bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Luciana disse...

Oi Sumida, ce ta joia?????
Bjs
Ótimo fds
Lu
www.lucorredora.blogspot.com

Dart Araújo disse...

Oi Lu, tô bem sim, é que tô meio ausente do blog estes dias. Logo mais, semana que vem tem corrida na área.