sábado, setembro 11, 2010

Preparativos para MEIA MARATONA IGUATEMI


Olá meus amigos corredores e não corredores. Estava distante, e sem falar muito em corridas... Mas enfim vamos recarregar as baterias e reanimar. Estava assim meio tristezinha por conta daquele mal estar que senti no último treino.

Mas como todo corredor, nunca deixe de realizar exames no mínimo anualmente... os meus de sangue já tinham um ano e o teste ergométrico já fazia muito tempo que havia feito. Graças a Deus ontem o fiz de  novo e nada se manifestou neste exame. Na segunda feira irei buscar os exames de sangue e tenho certeza de que também nada irá acontecer, no máximo uma taxazinha baixa de alguma coisa, mas vamos esperar. O médico que fez o exame, acredita que foi algo apenas um caso eventual o mal estar que senti, mas que não trata-se de coração. O cardiologista, meu médico que passou exame, acredita que foi uma falta de oxigenação.

É bom lembrar gente, que quando se está estressado, ou cansado muitas vezes o nosso corpo precisa de descanso e nem sempre damos a este o devido descanso. Por isso a necessidade dos repousos. Como um amigo aqui já tinha falado (Samuel),  os repousos fazem parte do treino. Pois eh!!

Em se tratando de corpo humano, quando nosso corpo não descansa o bastante, as células deixam de oxigenar corretamente e sendo assim no momento da corrida ele vai tirar substâncias de onde estiver mais próximo, tira do acúçar que é claro transforma-se em energia. É por isso que precisamos repor ao momento de termino de cada corrida. Fora outras substâncias que também são retiradas durante a corrida, por isso amigos vamos comer bem!!! Alimentar-se adequadamente, confesso que meu estomâgo é pequeno, e quando eu como muito fico enjoada...Mas como bem, ainda mais se me chamarem para um churrasco, eta churrasco bão na roça....

Eu não sou adepta ao uso destes gels etc e tal. que os corredores  fazem uso. Até tenho amigos que tomam, mas eu sinceramente nunca tomei. O máximo que faço é tomar vitamina C, isotônicos, rapadura, coisas mais naturais. Talvez, também por que sempre corri curtas distâncias. Tenho receio destes gels, por que como dizem os próprios médicos eles contém cafeína, que é um estimulante o que pode aumentar a pressão arterial...

Enfim quem sabe um dia mudo de idéia e farei uso...tudo pode mudar! Quem sabe encontro um que goste. Nunca testei para ver se vale a pena.

Mas mudando de assunto... fiquei quase este tempo todo, desde que passei mal sem treinar, foram quase duas semanas. Mas infelizmente ou felizmente já estava inscrita na MEIA MARATONA IGUATEMI e na Corrida Adidas. Infelizmente por que não treinei para estas, o máximo que fiz foram duas caminhadas com um trotezinho para perder o medo e receio que fiquei do último treino. Felizmente por que não ficarei parada e como não jogarei o dinheiro fora, irei participar, claro que se vee no meio da corrida que não estou aguentando cairei fora. 

Na MEIA MARATONA, estou inscrita para o percurso de 6km... irei de forma devagar e minha meta é se estiver bem, que eu conclua no máximo com pelo menos  40 a 24 minutos de prova. Claro que este não é meu tempo médio, meu pace geralmente fica na média de 5:30 pelo menos na minha primeira corrida foram 5:38. Mas fazer o que melhor regredi que vir a cometer excessos.

O importante é que estarei lá e bem com saúde, é o que espero. 
Bem acho que esta postagem deu para matar a saudades!!! Até amanhã amigos!!!




2 comentários:

RODRIGO AUGUSTO disse...

Olá Dart, sou seu seguidor agora ( obrigado por seu do meu blog). Olha vc tem toda razão não pule etapas, principalmente no início ( n vi qdo começou, mas vi q está chegando nos 10 km. Fique uns dois meses nessa distância. Depois aumente 1 km a cada três semanas ( isso se quiser ir p meia). Eu fiz assim fiquei uns dois meses com 8 km, mais uns dois com 10, aí qdo meu corpo já estava mais preparado subi devagar e cheguei agora com 11 meses À meia maratona ( em treino, dia 10/10 faço a prova).
Uma dica relevante, só aumente a distância se tiver um bom alongamento e se fizer mto exercício fora das pistas, n esqueça do abdomen, pois é ele que segura o corpo. Eu faço três vezes bike e ashtanga yoga 4 vezes por semana, isso me deu força p n ter dor e nem lesão. Valeu bons treinos, um dia ainda vou na meia de Salvador.

Dart Araújo disse...

Oi Rodrigo,

então, pois é de fato sou bem cautelosa. Na verdade corri quase um ano em esteira e só após isso me arrisquei na rua, pelo fato de saber o quanto é diferente o trabalho em rua.
Iniciei no início do ano, mas até então tó querendo fazer uma boa coleção de corridas de 5km, até me sentir preparada para os 10 km. Tava vindo bem, e devido a um mal estar que para os médicos foi eventual, fiquei meio "cabisbaixa", mais desanimada. Mas já tô voltando a ativa e só em ter competido hoje já fico feliz.
De fato preciso começar a seguir planilhas.É por que eu sempre treinava sem compromisso, mas agora a gente começa querer mais...e tô querendo galgar justamente para o Desafio Perini, o que não sei se será possível ainda este ano.
No mais é isso. Fico feliz com sua presença em meu blog, neste meio fazemos muitas amizades (via internet), criamos uma legião de amigos atletas, estou curtindo muito tudo isso.
Abração