quinta-feira, agosto 12, 2010

Nunca é tarde para sonhar... e realizar sonhos!


Eu não podia deixar aquela matéria que li no jornal passar em branco na minha vida. Não podia mesmo... Incrível como aquele simples Jornal A Tarde daquela terça-feira (10-08) fez diferença e  fará cada vez que eu pensar que não poderei fazer algo, que o tempo se esgota, ou coisa do tipo.
A matéria era a seguinte "Seu Jaime, aos 88 anos, forma-se em direito". Vocês devem estar se perguntando, oras Dart que, que isso tem demais....
O que tem demais???? Pensem 88 anos, formando-se em direito, aliás poderia ser qualquer outro curso. Lembre-se agora dos seus dias na universidade. Não tiveram momentos insuportáveis, em que você pensou em desistir??Não tiveram momentos perdidos (aliás ganhos) estudando, em que você fez sozinho o trabalho daquele grupo de encostos. Coloque as situações em que você vivenciou, na sua época de faculdade, na pele deste homem, nesta idade. E mais com a "vida formada" (filhos formados, já aposentado ex oficial da PM, vivendo bem).
Seu Jaime Evangelista de Oliveira deu uma lição de vida e provou para muita gente que correr atrás de um sonho não tem limites, idade, cor ou raça, e foi justamente por isso que a matéria me tocou tanto.
Quantas vezes nos vemos, ou até mesmo vemos colegas reclamando que estão ficando velhos (gente na flor dos 25 anos) ... que o tempo tá passando e que isso e aquilo. Reclamando da vida!! Constantemente vejo gente reclamando da vida.
Percebam que realmente no círculo em que convivo a barra é pesada. Claro todo mundo estudando para concursos e vendo que os resultados demoram, que nem sempre estuda para este e logo vai passar. É um fardo rápido para uns, e longo para outros. Principalmente para os mais ansiosos, parece que a coisa demora mais.
É em um momento como este, em que vemos seu Jaime recebendo seu diploma e em que todos se levantam para aplaudí-lo que percebemos que ainda há tempo, e que sempre há tempo de fazer o que se quer. É em um momento como este que resplandece aquela tristeza que às vezes tenta beirar nossos corações e que se transforma em alegria, que renasce aquele entusiasmo mostrando que nunca é tarde para realizar sonhos.
Eu penso que todos os dias, é dia de sonhar e de realizar sonhos. Por isso, é preciso lembrar sempre desta história do seu Jaime, que jamais sairá do meu pensamento. Por sinal, aquela frasezinha que ele disse na máteria irá comigo sempre: "Pensei até em desistir. Mas aí me lembrava de Jesus, que dizia que aquele que põe a mão no arado e olha para trás não é digno. E eu tomava ânimo e seguia em frente".

Seu Jaime  Evangelista de Oliveira é o estudante de direito mais velho da América Latina e corre o risco de entrar para o livro do recordes. O seu Jaime merece, tiro meu chapéu para ele...

==================
Tentei resgatar a matéria pelo jornal A Tarde online, mas não achei. O jornal que li foi impresso. Existem outras matérias pela web sobre seu Jaime.
Outros:
Reportagem de 2009 quando seu Jaime foi homenageado na comemoração de 184 anos de PM - http://www.ibca.org.br/aconteceu_01mar09.htm

Link da imagem: http://1.bp.blogspot.com/_wv3xfkVMAFU/SeS9BUXVcmI/AAAAAAAAABw/zp-7GlnJm6E/s320/sonhar.jpg

3 comentários:

Ivone Teixeira disse...

Lendo está história, vejo que muitas vezes desistimos fácil de muitas coisas, mas seu Jaime passou a ser um exemplo para todos nós de perseverança e obstinação, que quando realmente queremos algo e trabalhamos para acontecer, pode tardar mais conseguimos, basta persistência.

Ivone Teixeira disse...

Para lhe ser sincera eu li a matéria na Escola e não dei muita importância, agora que vc chamou atenção que me toquei!!!!!!!!!!!!

Marli disse...

Olá Dart, estou passando para te desejar um maravilhoso final de semana.
Se for correr, Boa prova, boa sorte
Bons treinos
simboracorrer
www.marlipalugan.blogspot.com
Twitter:@marlipalugan