sábado, julho 24, 2010

Atletas de fim de semana!!??

 Você é daqueles que só corre fim de semana? 
 

Ultimamente tem chovido corridas em Salvador, desta forma muitos atletas de fim de semana ou até mesmo de academias, tem se inscrito para quase todas estes eventos. Pessoas que geralmente só correm no fim de semana ou aquelas que costumam correr em esteiras. 

É preciso cuidado! Não querendo podá-los de participarem, mas que tenham certa cautela e cuidados com o corpo. Sou bastante cautelosa e previnida quando o assunto é correr, apesar de alguns me acharem chata por isso. Mas o que jamais quero é ter uma lesão e precisar deixar a atividade por isso. Por isso desde já todo mundo sabe que os alongamentos devem vir antes e depois da corrida né?? Acho que nem precisa dizer.

Cuidado nunca é demais e estou tratando deste tema principalmente para aqueles que correm em esteiras. Existe uma diferença entre correr neste aparelho e correr na rua. A rua é cheia de obstáculos e é mais complicada, assim como também existe diferença em correr na areia da praia e no asfalto. Por isso o ideal seria revezar entre a esteiro e a rua. Reserve um tempinho para treinar na rua , sua perfomance vai melhorar consideravelmente.

E quanto aos corredores de fim de semana, tentem também achar um tempinho a mais da sua semana. Realizar qualquer atividade física esporadicamente pode ser arriscado, visto que devido ao corpo ainda não possuir certo preparo e resistência você possa vir a agredi-lo. É preciso preparo e resistência física que só serão adquiridos praticando mais vezes.  Segundo Ricardo Arap, diretor técnico da Race, “Não é recomendado correr uma vez por semana, pois o corpo não vai ter nenhum benefício com a prática, apenas vai ter uma maior probabilidade de sofrer com lesões”. 

Até por que aquelas pessoas que costumam treinar um dia, tentam compensar a semana perdida neste momento ... o que fazem com que gerem as lesões, não querendo dizer que os que também praticam a atividade em excesso não possam vir a ter complicações. Claro que estão propícios também.  Mas enfim tentem arranjar um diazinho ou dois a mais e boa sorte.

2 comentários:

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Parabéns pelo blog e pela matéria, não sabia que o meu blog estava incluso aqui no seu, muito obrigado, vou seguir o seu também, legal que vc é de Salvador, pois tenhos uns primos que moram aeee, vc com certeza deve conhecer o Samuel do blog Correr é bom e o Lucas do blog Várápido daí de Salvador...Realmente a corrida virou moda hj em dia e muitos corredores não estão tendo a consciência, pois correr é bom e ajuda muito a ter saúde, só que ao mesmo tempo ela pode beneficiar como prejudicar se o corredor não se cuidar e principalmente estes de final de semana, as pessoas tem que se conscientizarem quanto a isso...
Ahhh vc pediu sugestões para o nome do seu blog se vc for corredora de pequenas distâncias esse nome VIDA CORRIDA é bom, caso algum dia vc venha querer se superar nas corridas e correr longdas distâncias que tal o nome do blog VIDA LONGA.
Boas corridas,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Anônimo disse...

Mais uma prova do desfio 400Km/ano no Blog Sebo nas Canelas. Assista o vídeo. #bopnet http://www.bopnet.com.br/