domingo, junho 13, 2010

O medo esta presente em todos os momentos, até mesmo nos momentos de...



Meus queridos, acho que ainda não comentei  o que ando fazendo nos últimos tempos. Desde a minha formatura, não mais escrevi a respeito da academia, da minha vida; se  seguir como pesquisadora ou o que tenho feito.

Bem, passo então apresentar quais são os meus novos passos... 


Desde que me formei tive de tomar grandes decisões. Primeiro a de optar pelo mestrado ou não, segundo trabalhar ou não, terceiro o que fazer??? risos!! Dificilíssimo para minha cabecinha neh. Mas sim, optei por não fazer o mestrado, agora, por não trabalhar e então por seguir a "carreira" de concurseira profissional. Neste momento minha profissão e meus esforços estão voltados a estudar para concursos.

Confesso que não é uma vida fácil, por inúmeros motivos: sou bancada atualmente pelos meus pais, preciso abdicar de inúmeros acontecimentos, não posso "ter vida social". Acham que é absurdo falar isso, mas é verdade, quer queira ou não você precisa de tempo para estudar, não pode deixar os assuntos acumularem, também precisa de tempo para organizar as coisas que ficaram pendentes durante a semana... então é preciso garra, ainda sou verde nisso. Mas já vou dizendo é dificilíssimo... mas vale a pena. Diversos são os sentimentos, os medos, até a discriminação diante dos colegas...risos!! é verdade...digo colegas que não estão no ramo, então que não nos compreendem.

Vem sempre aquela pergunta: "Tá fazendo o que da vida???" 
Aí você responde: Estudando para concursos.

Os que não fazem parte deste meio, acham que você não faz nada, que é um desempregado, enfim que sua vida é mole. Mas mole não é não... Só quem está dentro sabe o que é ser concurseiro. O quanto é doloroso esta enorme batalha. Enorme para alguns, curta para outros, um caminho incerto... Mas que só os que persistem conseguem chegar.

Conheço pessoas que com tão pouco tempo foram aprovados em concursos de grande porte, como os TRs.. da vida, mas conheço outros que com mais de 5 anos ainda não passaram em nenhum. Dizer que são burros?? Não gente, nem pensar... 

Concurso não envolve somente aprendizado, concurso envolve muitos fatores. Há todo um preparo... a pessoa precisa acordar bem, a pessoa precisa estar psiclogicamente preparado, precisa estar bem alimentado, descansado. Então jamais podemos dizer que não houve aprendizado, em hipótese alguma. A pessoa pode ter se preparado, no entanto não fazer uma boa prova. Ainda não chegou a vez desta, mas vai chegar. 

E neste caso, o essencial é a perseverança, jamais, jamais desistir. 
Permitam me fechar esta postagem com uma citação do nosso querido Carlos Castañeda, pois acredito que em muitos coraçõezinhos concursandos o medo é um sentimento bastante aflorado. Aliás acredito eu que o medo esta presente em cada passo que damos. Trata-se de mudança, há medo... e como aprender é mudar, o medo esta presente.

"Quando um homem começa a aprender, ele nunca sabe muito claramente quais são seus objetivos. Seu propósito é falho; sua intenção, vaga. Espera recompensas que nunca se materializarão, pois não conhece nada das dificuldades da aprendizagem. "Devagar, ele começa a aprender... a princípio, pouco a pouco, e depois em porções grandes. E logo seus pensamentos entram em choque. O que aprende nunca é o que ele imaginava, de modo que começa a ter medo. Aprender nunca é o que se espera. Cada passo da aprendizagem é uma nova tarefa, e o medo que o homem sente começa a crescer impiedosamente, sem ceder.

Seu propósito torna-se um campo de batalha. "E assim ele se depara com o primeiro de seus inimigos naturais: o medo! Um inimigo terrível, traiçoeiro, e difícil de vencer. Permanece oculto em todas as voltas do caminho, rondando, à espreita. E se o homem, apavorado com sua presença, foge, seu inimigo terá posto um fim à sua busca. (Carlos Castaneda, Erva do Diabo)"

Confesso que o medo sempre vai onde vou...infelizmente penso que poderia ser menos...após ler o texto acima, não me sinto anormal por este sentimento. Não pois sou um ser humano!! 



Nenhum comentário: