terça-feira, abril 27, 2010

Que radicais livres que nada, vamos correr....

Tenha uma boa dieta alimentar...que os radicais livres e dê tchau aos radicais livres...

Então gente, há quase 5 dias escrevi sobre corrida e minha preocupação quanto ao envelhecimento proveniente dela (opa, isso por que alguém havia me comunicado tal coisa). Fui em busca de mais respostas, em uma comunidade que participo, de corredores no Orkut. Postando a pergunta "corrida envelhece???" Acabei encontrando novas informações.

Primeiro alguns escreveram que envelhecia muito mais ficar no sofá assistindo TV. No entanto outros trouxeram fundamentos melhores. Ainda não consegui o dito cujo do artigo e nem me enviaram.

Mas voltando aos tais radicais livres, tão defendidos pelos tais médicos ortomoleculares (releembre a postagem anterior). De acordo com um dos "colab
oradores" ou participantes da comunidade, dependendo do corredor estaríamos no mesmo patamar de uma pessoa sedentária, mas claro envelhecendo com saúde (como já demonstrei em uma postagem mais antiga, a corrida nos traz inúmeros benefícios)...

vá pelo seguinte pensamento (ilustrado pelo participante) -
(adorei este pensamento e toda vez que tiver medo de envelhecer lembrarei dele...)

"Viver eh liberar radicais livres, mais acelerado eh o envelhecimento. Cada organismo tem o seu sistema imunologico, que "limpa" o organismo de parte dos radicais livres.
Praticar exercicios significa tanto aumentar a quantidade de radicais livres liberada (pois respiramos mais) quanto aumenta a capacidade do sitema imunologico (alem de reduzir os batimentos cardiacos em repouso). Ou seja, ate certo ponto, ha uma compensaçao.


Transformando em numeros ficticios para fins ilustrativos:
O sedentario libera 8 radicais livres por dia, e o sistema imunologico anula 5. Resultado envelhece por dia, o equivalente ao efeito de 3 radicais livres por dia. O praticante de atividade fisica moderada libera 38 radicais livres por dia, e o sistema imunologico fortalecido anula 35, tambem resultando em 3 por dia".(Carlos Hideaki)


Ou seja não tem por que temer, corrida faz bem... mas claro se você fizer e tiver uma boa alimentação, dormir bem, não exagerar nos treinos, tudo demais faz mal. Bem, sendo assim continuemos correndo. Já quem optar por não envelhecer com saúde (não querendo dizendo q só a corrida promove saúde) adote uma poltrona maior e tecnologias capazes de te prender até o fim da vida...risos!!!!
Aos CORREDORES, uma ótima alimentação e não se esqueçam que uma boa alimentação é essencial. Depois dou uma forcinha listando alimentos p combater os tais radicais livres....que fiquem livres bem longe de mim....


Deixo aqui o endereço da comunidade para quem tiver interesse:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=181159
Link da imagem:
http://byfiles.storage.live.com/y1pXbTNcnJhNXtf0vUtoFJ36_irWfqbC7-zoZVsddiGzbl-GPlapEL_ZlT5F2yh7JoK7oB8VZ7mAWTd0NGi5QkQ0Q


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!!! meu nome é Carlos Henrique, moro em Pirassununga - SP, sou corredor amador também e corro de 9 a 15 km por dia, e justamente agora que estou aumentando meu ritmo e os km (pretendo chegar no 32 km por dia), vieram me dizer dos tais radicais livres. Mas estou com você, prefiro envelhecer correndo.

Felicidades e sucesso minha amiga!