quinta-feira, abril 10, 2008

Seminário:
Hoje o Professor Oleg nos convidou para participar de um seminário e acabei indo. O palestrante foi o Professor Albert Sangrá, da Universitat Oberta Catalunya - UOC que discutiu sobre (E-learning models, students and instituitions: which one
is the "k" ?) Educação a distância, modelos, estudantes e instituicões; qual modelo preferir ?

O seminário foi dividido em tópicos e o professor foi seguindo, no intuito também de demonstrar o modelo adotado pela Universitat Oberta Catalunya, a primeira universidade online na Espanha.


Diz Albert que "São muitos os questionamentos, desde que modelo adotar, qual tecnologia, a realmente necessidade de facilitar o uso desta tecnologia, do acesso.São muitas preocupações, porém antes de escolher modelos e tecnologias é necessário antes de mais nada conhecer as necessidades e a cultura dos estudantes. A e-learning é muito importante por que possibilita o desenvolvimento de trabalhos em cooperaçao, a colaboratividade é um ponto chave, há comunicação , interação. Mas também não se deve confundir educação a distância com o uso de tecnologias no ambiente escolar, é muito diferente.


A escolha de como trabalhar como já citado vai depender das dificuldades, cultura, relação de estudantes, língua. A instituição precisa considerar também qual a sua missão, o por que introduzir e-learning , por exemplo o objetivo do UOC consiste em facilitar a educação das pessoas e contribuir para o seu progresso e para a sociedade. A Universidade emprega o uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação (TIC) e oferece um modelo educacional baseado na personalização e constante acompanhamento do aluno.


A universidade da Catalúnia é baseada na cultura do país, multicultural e multilingual. Há a colaboração com outras universidades Espanhola e com alianças internacionais. Foi uma iniciativa do governo.


site da universidade http://www.uoc.edu/

Nenhum comentário: