quarta-feira, setembro 05, 2007

Zotero



Para a nova pesquisa, de iniciação científica, que estou fazendo precisarei de um banco de dados. Já começamos a pesquisar, e claro que queremos que seja livre. Hoje Fabrício me mostrou um software chamado Zotero que parece ser bom, mas ainda estou conhecendo e não decidimos qual vamos ultilizar... se alguém tiver alguma dica. Falando um pouco sobre o Zotero excelente para estudantes que fazem pesquisas (mestrandos, doutorandos e demais), esse é um software acadêmico de código aberto (livre), uma extensão do navegador Firefox, que possui funcionalidades muito interessantes para pessoas que costumam fazer pesquisas na web.

O mesmo habilita o usuário a coletar, gerenciar e citar pesquisas de todas as fontes do browser. Em muitos, pesquisas de websites tais como bibliotecas digitais, "Google Scholar", ou mesmo "Amazon.com", o Zotero salva a informação referenciada completa em uma biblioteca local quando um livro, artigo, ou outro recurso está sendo visto e esta informação for encontrada e clicada com o mouse. Se a fonte é um artigo on-line ou página web. o Zotero pode opcionalmente guardar uma cópia local da fonte. Usuários podem então adicionar notas, tags, e seus próprios registros (metadata) pela interface do browser. Seleções do registro de biblioteca de referência local podem mais tarde ser exportada como formato bibliográficos para pesquisas de papers ou outras finalidades.


O Zotero tem recursos como:

* Captura automática de citações da web;
* Playlist para organização de bibliotecas;
* Livre e open source;
* Salva registro e notas em outras diversas linguagens;
* Armazenamento de PDF's, arquivos, imagens, e páginas web's;
* Busca rápida de materiais;
* Platarfoma para novas formas de busca digitais que podem ser extendidas com outras ferramentas web's e serviços;
* Exporta citações formatadas;
* Integração com Microsoft Word and OpenOffice;


Vídeos sobre o Zotero:

Os links do vídeo: http://www.zotero.org/videos/tour/zotero_tour.htm e http://www.zotero.org/documentation/screencasts/intro

Um comentário:

Anônimo disse...

Vou baixar o Firefox e depois vejo se eu baixo o zotero.
Bjosss!!
Nando