segunda-feira, abril 23, 2007




O que são comunidades virtuais? ( pequena explicação)

A expansão dos meios de comunicação na sociedade atual, têm agido a reconfigurar o espaço e o tempo bem como a forma de se relacionar da sociedade, transformando a idéia de comunidade (McLuhan, 1964) . Não temos mais espaço adequado para isso ou para aquilo, criamos novas formas de se relacionar e de suprir as nossas necessidades. Após a chegada dos computadores tornou-se comum se relacionar via chats, e-mail, orkut, e assim fomos criando comunidades virtuais. Mas o que vem a ser essas comunidades? Para isso precisamos saber primeiramente qual o conceito de comunidade.

De acordo com a Wikipédia,
Do ponto de vista da sociologia uma comunidade é um conjunto de pessoas com interesses mútuos que vivem no mesmo local e se organizam dentro de um conjunto de normas. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório formam uma comunidade, assim como as pessoas que vivem na mesma aldeia cidade ou no mesmo bairro.
O novo conceito de comunidade – virtual - não se volta apenas para pessoas que moram em um mesmo local, engloba pessoas que podem manter relações mesmo a distância. Em uma comunidade virtual as pessoas estão imersas no ciberespaço, e as relações sociais são diferentes das que ocorrem na vida real. O espaço e o tempo são desmaterializados, não são mais fatores que prendem as pessoas à sua localidade ou ao seu tempo. Mesmo assim, as pessoas agem como se estivessem realmente em uma comunidade, mantêm uma cultura e possuem regras próprias. A diferença que existe entre os laços sociais no ciberespaço é que cada um se agrega de acordo com seus interesses, e não mais por espaços físicos. Não temos mais aquela obrigação de ocupar o mesmo espaço que o outro. Ex. Uma fila de banco, muitas vezes somos obrigados a suportar ficar ali, mesmo não gostando da pessoa ao lado, a meta? Chegar ao caixa.
( ainda complementarei)

Referências:

http://www.pontomidia.com.br/raquel/teorica.htm
http://www.escola2000.org.br/pesquise/texto/textos_art.aspx?id=70
http:dartufba.blogspot.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade
Imagem retirada do site:
www.cidade.usp.br/educar2003/img/telescopio.jpg

2 comentários:

Otanisia disse...

Pois é Dart , atualmente a comunidade virtual virou para além de suas multiplas utilidades para também um espaço de entretendimento, bom para quem tem tempo né mesmo?

josy disse...

Oi Dart, as comundidades virtuais cada dia mais estão aumentando e com público diferente, né? Você vê desde crianças se comunicando virtualmente até pessoas mais idosas. È isso aí, as comunidades virtuais estão crescendo para possibilitar o uso em vários aspectos:pesquisa científica, entretenimento,relacionamentos, etc.