terça-feira, setembro 12, 2006


Falar em novela nos dias de hoje, pode parecer fútil, pueril e vão até comentar que é coisa de gente que não tem o que fazer. Vivemos bastante atarefados e nem há tempo para assistir a minissérie, ou, até a Tv já se tornou ultrapassada, diante das novas tecnologias. Temos agora Mp3, Mp4 e diversos outros meios também de nos mantermos informados, são formas práticas de comunicação. Mas não venho aqui falar dos meios tecnológicos, muito menos dos sistemas que vem sendo discutidos ultimamente, estou aqui para falar da própria "novela" ( a que mencionei no início deste texto). Você deve estar se perguntando, mas que besteira, por que falar justamente de novela?Por que falar de novela?
Bem. Não sou alguém da área de comunicação, nem de produção, e não trabalho com Tv. Sou apenas uma pedagoga, e como educadora e defensora da democratização da informação, me senti no direito de chamar a atenção de muitos para a transmissão de mensagens através de novelas. Muitas vezes, devido a certos alardes que a mídia tem feito, escondemos nossos filhos atrás do sofá para que não assistam a determinadas cenas trasmitidas por novelas, telejornais e etc. Será que essa é uma forma de educá-los? Estamos fazendo o certo? Por causa de alguns pré-conceitos, que criamos em relação a Tv, deixamos que mensagens muito importantes e educativas deixem de chegar. A televisão, assim como a internet, sempre são vistas como as vilãs, é certo que elas não são neutras, mas não devemos generaliza-las. Não podemos achar que a televisão decidi a vida de um pessoa, que "forma" o cidadão; falo em formar no sentido de influenciar o indivíduo sozinha, sem a contribuição de outras instituições. O indivíduo ao assistir a determinada cena, já tem seus princípios e atitudes inerentes, e não é um vídeo que o tornará bom ou ruim, se já não existisse uma predisposição. A recepção da mensagem acontece, daí, cabe ao indivíduo refleti sobre o que foi visto.
Atualmente tem sido transmitida uma novela, em um desses canais abertos, que tem gerado muita polêmica, vocês já devem imaginar de qual estou falando. Tenho tentado acompanha-la, mas tem sido difícil. Indo direto ao assunto, através deste, quero chamar a atenção de todos, para que percebam a importância que tem tido essa novela. Volto a dizer que não sou nenhuma defensora do canal, até acho certas coisas inadimissíveis. Mas estou falando de conteúdos também educativos que a novela tem trazido. Expresso isso por experiência; a novela aqui tratada tem nos instigado e levado a discussão de assuntos relativos a tabus, preconceitos e que tem levado a destruição da sociedade contemporânea. Asssuntos como: exclusão, deficiência, miséria, alcoolismo e diversos. Percebo os reflexos de cada capítulo no próprio cotidiano. Após o início da mesma, tenho visto muitos deficientes circularem pelas ruas. E então eu me pergunto: "Por onde eles andavam?" Como é que eu não os via? Será que eles sempre estiveram ao meu lado e só agora parei para enxergar? Será que só uma novela pode nos fazer perceber? Sinceramente! creio que não, acredito e peço que futuramente nossa máscaras caiam. Agora vou fazer um pedido a todos, um pedido ou sei lá uma ofensa que meu pai sempre me faz: "ABRA O OLHO!"
Vamos abrir os olhos e procurar entender a mensagem que os excluídos e incluídos querem nos transmitir.

Creative Commons License


Este
texto está licenciado sob uma
Licença Creative Commons.

5 comentários:

Adalton Silva disse...

Querida Dart:

Continue assim que seu blog será um sucesso! :o)

BEIJOS!!!!!!

BlancaBlanco disse...

Não sou alguém da área de comunicação, nem de produção, e não falo em potugues. Así que en castellano tendré que expresar mi opinión. Ciertamente la tv por sí misma no es "mala", ni las telenovelas tampoco. Gracias a Rede O Globo y sus novelas yo puedo entender el portugues. Sin embargo tal como tu dices los niños y niñas requieren orientación de sus padres para "entender", no sólo escenas eroticas y noticas devastadoras de telediarios sino la vida misma. Muchas veces ni los estos padres "moralistas" y "pacatos" entienden lo que sucede, así que se convierten en censores. Es más fácil callar que explicar. Lo malo de las telenovelas es que detrás de ellas hay industrias poderosas, gente poderosa e ideas idem que mueven "negocios" millonarios. Entonces vemos como ad infinitud se repiten los clichés de las historias de amor. Historias que le llegan a mucha gente, poco preparadas, que en lugar de verlas como "fantasías" llegan a internalizarlas. Que compran la moda, aunque no tengan dinero porque eso es cool, que intentan seguir el ejemplo de unos personajes de fantasía y que lo hacen porque lamentablemente no tienen la preparación (de vida y/o académica) como para procesar la complejidad (el trasfondo mismo) de los mensajes que reciben. Y al igual que la iglesia en su momento más oscuro y nefasto, al entender que la información (depende en las manos en las que caiga) es un peligro, entonces se enmascara en la censura y la -falsa- moralidad. Tal cual se tratase de el tribunal de la santa inquisición. Ojalá se hicieran más novelas como Vale Todo y se hicieran foros públicos, en escuelas y periódicos para analizar las conductas y motivaciones de semejantes personajes. Eso sí sería pedagogía!
Un saludo cordial desde Venezuela.

Daniela Silva disse...

Oi Dart,

Adorei essa idéia de blog, dá pra falar de coisas mais sérias. Trocar idéias, isso é bom.
O texto sobre novela ficou legal, vale a pena a gente refletir qual o papel da novela na nossa vida.
Um cheiro!!!
Dani

Carol disse...

Excelente! Um texto argumentativo que não só demonstra a importância do meio de comunicação em questão (a novela), como também mostra que, mesmo os jovens com nível baixo de especialização, têm príncipios já formados que não serão afetados por qualquer cena duma novela!

Muito bom, priminha ^^, nunca tive oportunidade de avaliar uma redação sua... mas fiquei surpresa ao ver seu nível de observação... você tratou um assunto "clichê" com seus conhecimentos... e isso sim é "inovar" !

Um beijoooooooooooooooo

Gabriel Franco disse...

Wonderful, my honey! You artic is very good!!!!! Try publish its at some site. Kiss for you